Samsung registra lucro abaixo do esperado e enfrenta desafios no mercado de chips de IA

A Samsung Electronics anunciou nesta segunda-feira (7) que seu lucro operacional no terceiro trimestre de 2024 ficará abaixo das expectativas do mercado, estimando 9,1 trilhões de won (aproximadamente US$ 6,78 bilhões).
Esse valor é inferior à previsão de 10,3 trilhões de won feita pela LSEG, que utiliza análises de mercado para fornecer estimativas financeiras confiáveis com base nas previsões de analistas. Young Hyun Jun, vice-presidente da divisão de Soluções de Dispositivos da Samsung, reconheceu os desafios enfrentados pela empresa e o impacto na sua competitividade tecnológica, comprometendo-se a transformar essas dificuldades em oportunidades de melhoria futura.
“Os lucros são um choque em relação ao que muitos analistas esperavam inicialmente”, comentou Lee Min-hee, analista da BNK Investment & Securities, à Reuters. Min-hee não prevê uma melhora nos lucros neste trimestre, destacando que a empresa está atrás da SK Hynix no aumento das vendas de chips de memória de alta largura de banda (HBM) para a Nvidia. Além disso, a alta exposição ao mercado chinês tem impactado negativamente os resultados da Samsung.
Segundo comunicado da empresa, parte do problema decorre de atrasos na entrega de seus chips HBM3E para um cliente importante, somado ao aumento da oferta de chips convencionais por concorrentes chineses.
Leia mais: Especial: IA PCs trazem computadores de volta ao jogo corporativo
Além das dificuldades no setor de chips, a Samsung enfrenta o impacto de fatores externos, como a desvalorização da moeda local e custos adicionais relacionados a incentivos. A empresa também anunciou recentemente cortes de até 30% em sua equipe no exterior, reforçando os desafios financeiros, conforme informações divulgadas pela Reuters em setembro.
As ações da Samsung, que já acumulavam queda de mais de 20% em 2024, recuaram mais 1,3%, superando a baixa de 0,4% do índice de referência KOSPI.
Apesar dos obstáculos, Young Hyun Jun, que assumiu o comando da divisão de semicondutores da Samsung em maio, em uma tentativa de superar a chamada “crise dos chips”, prometeu transformar os desafios em oportunidades de crescimento. “Estes são tempos de provação”, afirmou ele, comprometendo-se a focar no fortalecimento da competitividade tecnológica a longo prazo.
O cenário de recuperação no mercado de chips de IA, impulsionado pela crescente demanda por servidores de IA, ainda não trouxe os resultados esperados para a Samsung.
Os resultados detalhados do trimestre serão divulgados em 31 de outubro, quando a Samsung pretende apresentar sua estratégia para reverter o cenário desfavorável.
*Com informações da Reuters.
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!