Santa Casa de Presidente Prudente elimina papel e economiza R$ 30 mil por mês

privacidade dados saúde digital segurança santa casa

Dados mais organizados, fáceis de encontrar e seguros, reduzindo erros humanos na hora de procurar informações no prontuário eletrônico do paciente, além de redução de espaço físico e de gastos – R$ 30 mil a menos por mês só com a redução do uso de papel. Estes foram alguns dos resultados obtidos pela Santa Casa de Presidente Prudente, que fica no interior de São Paulo, a partir do uso de um sistema de gestão clínica em nuvem privada da 2Cloud.

Atualmente a instituição hospitalar tem 1,7 mil usuários ativos no sistema, e utiliza a solução – chamada Athimos – para gerar documentos de 2 mil internações, 1 mil consultas ambulatoriais e 7,5 mil pronto-atendimentos por mês. São 4 milhões de documentos de prontuário produzidos por ano na plataforma.

Segundo Leandro Rodrigues da Rocha, gestor de qualidade do hospital, a Santa Casa de Presidente Prudente usava a prescrição eletrônica antes do sistema, mas ainda havia muita documentação em papel. Com a adoção do Athimos, praticamente todo papel relacionado ao prontuário do paciente foi eliminado, e a usabilidade do sistema melhorou a comunicação entre as equipes médica-assistenciais.

Leia também: 16 macrotendências apresentadas por Amy Webb no SXSW 2024

Outro benefício obtido foi o aumento da segurança na checagem beira-leito, que agora permite o uso de um notebook acoplado a um carrinho. A equipe de enfermagem realiza o plano de cuidados diário do paciente e registra tudo na mesma hora.

“A conferência é em tempo real, e cada paciente é visto como um todo assim que ingressa na Santa Casa: da equipe da farmácia até a de enfermagem, as gerências, os auditores internos e os médicos, todos têm acesso ao histórico, resultando em um atendimento global, com dados centralizados, muito mais ágil e seguro”, diz Rocha.

Segundo Daiane Graciela Hilário, gerente assistencial da instituição, o sistema trouxe economia de tempo na realização de processos relacionados ao atendimento. A gestora conta que levou cerca de seis meses entre o início do projeto, a revisão de processos e a entrada em uso do sistema.

“Lidero mais de 400 enfermeiros e técnicos de enfermagem na Santa Casa de Presidente Prudente, e posso dizer que o processo de inserção do Athimos em nossa rotina foi surpreendentemente positivo”, ressalta. “Vemos o sistema não apenas como um facilitador, mas também como uma oportunidade de crescimento para os profissionais e para o hospital, pois o futuro é online.”

Avanço na digitalização

O uso do Athimos permitiu à Santa Casa de Presidente Prudente a obtenção de certificações. Além disso, diz Marcelo Soares, gestor de TI da Santa Casa, alocar o sistema na nuvem privada foi importante para obter flexibilidade de armazenamento e disponibilidade remota.

“Estes pontos, somados ao plano de contingência desenhado para nosso uso do sistema em nuvem, foram muito altos da escolha pela hospedagem do Athimos com a 2Cloud”, diz o gestor. “Mas não são os únicos: também tivemos ganhos como economia de infraestrutura, já que não foi necessário investir em servidores próprios, o que culminou em aportes liberados para ampliação do parque de notebooks e computadores para os times assistenciais.”

O CEO da 2Cloud, Gabriel Goltz, explica que o ambiente 2Cloud SP3, em que fica hospedado o Athimos usado pela instituição de Presidente Prudente, fica localizado em São Paulo (SP), e é indicado para missão crítica. “O ambiente SP3 é fruto de uma parceria nossa com a gigante global Equinix”, detalha. “Também oferecemos à TI da Santa Casa de Presidente Prudente o suporte de nossa equipe de operações e monitoramento, que opera em regime 24x7x365, protegendo até mesmo contra os ataques cibernéticos mais avançados.”

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!