Santher implementa automação de pedidos com RPA da AutomationEdge

RPA, bot, automação, Santher

A Santher, fabricante brasileira de papéis para uso industrial e soluções de higiene para indústrias, adquirida pela H&PC Participações em 2020, tem colhido os benefícios da automação de processos nos últimos anos. Com apoio da Quality Digital, a empresa implementou o RPA da AutomationEdge.

O processo foi feito inicialmente durante a pandemia, com automatizações focadas nas áreas financeira, logística e contabilidade, tais como: concessão de acessos aos sistemas legados, cadastro de desconto, cadastro de bonificação e revogação de acessos. As áreas comerciais foram também beneficiadas pela automação, tendo sido o foco da área de TI em 2022.

Leia também: Unicórnio do Vale do Silício, Incode inicia operação em São Paulo

“Com um volume de PDFs de até 80 páginas e mais de 10 layouts diferentes, encontramos diversos problemas ao analisar os processos: a demora para atualização da carteira de pedidos (KPI), o tempo dos vendedores sendo gasto com atividade manual e repetitiva, o erro humano na digitação do pedido resultando em devolução da carga por parte do cliente devido à entrega em desacordo com o pedido original e o custo de frete com reentrega como consequência das devoluções”, explica Alexandre Mendes, supervisor de projetos de tecnologia da Santher.

Hoje, o robô implementado digita cerca de 1.200 pedidos por mês, enquanto o vendedor, manualmente, digitava 200. Segundo a empresa, ao longo de um ano foram 14.400 pedidos realizados, o que gerou 12.000 pedidos a mais feitos por ano de forma automatizada, já que manualmente eram feitos em torno de 2.400 ao ano.

“O RPA nos beneficiou desde o início da automatização, e continua nos beneficiando com a KPI sendo atualizada quase que online, vendedores dedicados à venda, redução de erros por falha humana e, consequentemente, do índice de devolução evitando custo de reentrega”, destaca Mendes, “o sucesso da automatização gerou demandas de outras áreas, e com isso estamos avaliando treinar algumas pessoas chave de outras áreas para acelerar o desenvolvimento de novos fluxos, o RPA veio para ficar”, conclui.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!