SAP Brasil cresce dois dígitos em negócios de nuvem no 2º trimestre

Adriana Aroulho, SAP

A SAP Brasil anunciou crescimento de dois dígitos em suas receitas para os serviços de nuvem no Brasil. A empresa de ERP atribuiu o resultado ao aumento nos investimentos das empresas em projetos de transformação digital, incluindo a migração para a nuvem em um momento onde há expectativa de retomada do crescimento do PIB.

Setores como os de energia, construção, logística e serviços públicos — tradicionalmente alinhados ao crescimento do PIB apresentaram forte adoção de soluções em nuvem, segundo a SAP Brasil. Todos com crescimento percentual na casa de dois dígitos na comparação com o segundo trimestre de 2022. A empresa também aponta que as indústrias de saúde, ciências da vida, química e atacado também figuram entre os setores da economia que aceleraram a migração dos negócios par a nuvem.

“Com uma expectativa de retomada do crescimento e das exportações, os empresários brasileiros estão aproveitando o momento para apostar em competitividade por meio da tecnologia de ponta” comentou Adriana Aroulho, presidente da SAP Brasil. “Ao migrar a gestão dos negócios para a nuvem, as empresas não estão apenas ganhando agilidade, mas também criando condições para inovarem e conquistarem melhorias operacionais, de gestão e de atendimento aos clientes. Essas condições são essenciais para crescer no mercado altamente competitivo e conectado que temos hoje.”

A SAP Brasil também atribuiu parte de seu crescimento recente à oferta do pacote de serviços orientados para a migração dos negócios para a nuvem, visando saltos na transformação digital de clientes, o Rise with SAP. Entre os grandes clientes que passaram a adotar o pacote está o Assaí Atacadista, a Gol Linhas Aéreas, o Santander, o Valgroup, um dos maiores produtores e transformadores do mundo de plástico, entre outros.

Crescimento da SAP global e na América Latina

Já olhando para a América Latina, os resultados do segundo trimestre da SAP tiveram o 33º período consecutivo de crescimento nas receitas com vendas de soluções em nuvem, que cresceram dois dígitos, com destaque para a rápida adoção do SAP S/4HANA Cloud Public Edition. No momento, a solução pronta para uso na nuvem está disponível na Colômbia, Chile e México e estará em breve no mercado brasileiro.

No trimestre, os setores que mais se destacaram nos negócios da América Latina foram Engenharia e Construção, Bens de Consumo, Automotivo e principalmente Viagens e Transportes.

Globalmente, a receita em nuvem aumentou 22% e o lucro bruto 20%. O faturamento global da SAP aumentou 8%, alcançando 7,5 bilhões de euros. A receita com a solução SAP S/4HANA aumentou 74% no período. O lucro operacional da SAP no mundo registrou crescimento de 28% no último trimestre.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!