SAP cresce no Brasil com adoção de nuvem por clientes

A migração de clientes para tecnologias de nuvem ajudou a SAP a crescer no mercado brasileiro em 2022. Segundo a companhia, o avanço de sua receita no país foi de dois dígitos em relação ao ano anterior, puxado pela “forte tendência” de migração de sua base instalada para tecnologias de nuvem. Clientes como Klabin, BRK e Raia Drogasil foram exemplos deste movimento

Apesar de divulgar o crescimento de dois dígitos, a SAP não revela os números exatos de seus resultados regionais. Globalmente, a SAP reportou receita superior a €30 bilhões no ano de 2022, alta de 11% em relação a 2021. A alta também foi puxada por soluções de nuvem, que tiveram um crescimento de 33% de faturamento.

“O ano de 2022 foi de grandes desafios, mas conseguimos nos destacar, com grandes clientes atualizando seus portfólios. Cada vez mais atuamos com startups e empresas da economia sustentável. A inovação por meio da nuvem foi, sem dúvidas, o grande diferencial da SAP e aponta um caminho sem volta, que a economia brasileira continuará a trilhar nos próximos anos. Estamos prontos para seguir liderando esse movimento”, disse Adriana Aroulho, presidente da SAP Brasil, sobre os resultados regionais.

O avanço da SAP em serviços de nuvem no Brasil teve grande contribuição da oferta RISE with SAP, com o ERP SAP S/4HANA Cloud e a SAP Business Technology Platform, que apresentaram altas de dois dígitos. Segundo a empresa, o setor de o segue sendo um dos mais relevantes para os negócios da SAP, com incremento de dois dígitos no quarto trimestre, assim como a indústria de bens de consumo.

Nuvem cresce há 30 trimestres consecutivos na América Latina

Na América Latina, a SAP cresce há 30 trimestres consecutivos em receita de nuvem, com contribuições constantes e regulares de todos os países da região. Assim como no Brasil, a oferta RISE with SAP registrou crescimento de dois dígitos.

Outra solução que se destacou foi SAP Concur, de gestão de viagens e despesas, em desempenho semelhante. Varejo, serviços financeiros e energia e recursos renováveis foram alguns dos setores importantes no ano. Clientes como o argentino Banco Galicia, a cadeia mexicana de lojas de departamentos Soriana e a empresa colombiana de transporte de hidrocarbonetos Cenit são algumas das novas empresas a adotarem serviços na região.

“Nos dá uma enorme satisfação ver como o avanço da transformação digital e dos modelos de empresa inteligente estão acontecendo em muitos setores fundamentais para o desenvolvimento de nossa região. É um passo decisivo para incrementar a competitividade e impulsionar nossas economias em um momento de muitas mudanças e oportunidades sem precedentes”, afirma a presidente da SAP América Latina e Caribe, Cristina Palmaka.