SAP estimula desenvolvedores a dominar IA generativa

SAP

A SAP deu um passo importante rumo ao futuro durante o SAP TechEd 2023, seu evento anual para a comunidade de desenvolvedores e especialistas, que acontece esta semana na Índia. A empresa revelou uma série de inovações e recursos em inteligência artificial (IA) generativa, oferecendo tecnologias que prometem transformar a forma como as empresas operam.

Leia mais: Eurofarma conclui migração para a nuvem com RISE with SAP

O principal anúncio feito pela empresa foi a transformação de cada desenvolvedor em um desenvolvedor de IA. Juergen Mueller, Chief Technology Officer e membro do Conselho Executivo da SAP, destacou que a necessidade atual é que “todo desenvolvedor se transforme em um desenvolvedor de IA”. Para isso, a companhia revelou inovações desde ferramentas de programação profissional (pro-code) até uma plataforma unificada para criar extensões e aplicações de IA generativa na Business Technology Platform (BTP). “A IA generativa está mudando a forma que desenvolvedores trabalham, tornando-os mais produtivos. As apostas são altas”, sintetizou em conversa com jornalistas e analistas.

Outro destaque nesse sentido foi a introdução da AI Foundation, plataforma para desenvolvedores criarem aplicações alimentadas por IA na BTP. A plataforma oferece desde serviços prontos para uso até recursos avançados de bancos de dados vetoriais.

Colaboração

Reconhecendo a importância da colaboração entre desenvolvedores profissionais e amadores, a SAP lançou o Build Code. A ferramenta foi desenvolvida para acelerar a cooperação com especialistas de negócios e é otimizada para desenvolvimento em Java e JavaScript. Uma de suas características é a integração com o Joule, o novo copiloto de IA generativa da SAP, que potencializa a produtividade ao incorporar recursos de geração de código.

Gestão de dados

A SAP também enfatizou a importância de um bom conjunto de dados para uma IA eficaz. Para isso, o HANA Cloud apresentou novos recursos de banco de dados vetoriais, permitindo o gerenciamento de dados não estruturados, como texto, imagens e áudio. A novidade, conta a empresa, promete melhorar as interações entre grandes modelos de linguagem e os dados vitais das empresas, colocando os desenvolvedores da empresa na vanguarda da análise de dados.

Capacitação

A organização também mostrou seu compromisso com a capacitação de profissionais. Com o objetivo de capacitar 2 milhões de profissionais até 2025, a empresa lançou uma nova certificação e recursos gratuitos de aprendizado, disponíveis no site SAP Learning. Estes recursos são projetados para apoiar a transformação dos negócios, fornecendo aos desenvolvedores as habilidades necessárias para a era digital.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!