EXCLUSIVO: SAP e Google Cloud ampliam parceria com oferta para análise de dados

A SAP e o Google Cloud deram mais um passo em sua parceria estratégica de longa data para criar uma oferta de análise de dados. A novidade permite que clientes construam dados em nuvem de ponta a ponta, e tragam dados espalhados por toda a organização para dentro do SAP Datasphere em conjunto com a nuvem do Google, além de dados externos. Com o anúncio, as companhias querem otimizar custos, acelerar projetos e construir a próxima geração de análise de dados e inteligência artificial.

Em conversa exclusiva com o IT Forum, Rodrigo Solon, vice-presidente de SAP Business Technology Platform para a América Latina, lembrou que a complexidade de gerir dados está cada vez maior, não só pela quantidade, mas diversidade de fontes (sistemas não-SAP e externos, internet das coisas, dados digitais etc). Esse cenário faz com que as empresas tenham muitos desafios na extração de informações, culminando em apenas 20% das companhias que conseguem efetivamente colocar projetos de dados em execução, segundo estatísticas de mercado.

“Com isso, as empresas geralmente fazem a extração de dados, os levam para um data lake e depois façam a implementação de modelos analíticos e de machine learing. O problema dessa ação são os custos do ponto de vista de extração, além de criar complexidade e gerar perda de agilidade”, explica o executivo.

Segundo Solon, a resposta para quadro por parte da SAP foi com o lançamento do SAP Datasphere, que combina dados de missão crítica com os de toda a empresa, ou fora, independentemente de sua origem.

O Google Cloud, então, uniu forças com a companhia alemã de software para combinar dados SAP com outros na nuvem do Google. Com isso, as organizações podem acelerar, consideravelmente, sua transformação digital, com um fundamento de dados definido que absorve contextos completos dos negócios. “Os benefícios dessa nova abordagem são aceleração de projetos, capacidade de conectividade com dados externos e ainda inovação”, destaca o executivo.

Geração de insigths na era dos dados

Para Alberto Oppenheimer, diretor de soluções e vendas do Google Cloud para a América Latina, a nova oferta gera novo significado para as análises, aprimorando sobremaneira a geração de insigths e tomadas de decisão.

Ele citou como exemplo um varejista, que pode cruzar dados dos sistemas SAP, verificando histórico de compra, com a previsão do tempo, e entender se a demanda vai aumentar nos próximos dias para que os negócios possam programar o estoque e projetar as vendas. “Estamos, ainda, projetando um recurso de IA generativa com o SAP para pesquisar dados e fazer perguntas de resultados das vendas e outras informações”, adianta ele.

Outro exemplo citado pelo executivo do Google Cloud foi para a área financeira. Companhias podem utilizar capacidades analíticas da solução SAP Analytics Cloud no Google Cloud para analisar resultados financeiros e de negócios enquanto melhoram a precisão dos modelos.

Sustentabilidade

A SAP e o Google Cloud, segundo os executivos, também estão explorando maneiras de combinar o SAP Datasphere com conjuntos de dados em ESG mais amplos e insights desenvolvidos pelo Google Cloud para acelerar jornadas em sustentabilidade com itens acionáveis.

“Vamos passar a atuar no escopo três, na cadeia de suprimentos dos clientes, na ponta, garantindo a sustentabilidade também da cadeia de suprimentos. Tudo isso usando a capacidade de integração de dados e modelos analíticos”, observa Oppenheimer.

Mercado de dados em crescimento

Solon desta que, segundo o Gartner, o mercado de dados tem potencial de US$ 80 bilhões de crescimento. É um setor bastante pulverizado, com muitas empresas atuando, e salto acelerado. “Por isso, entendemos que com essa parceria aumentamos nossa participação nesse setor e criamos nichos não explorados: a conexão de dados não empresariais e empresariais”, reforça ele.

Atualmente, a SAP e o Google Cloud têm 18 casos de uso e com a nova oferta, naturalmente, a ideia é ampliar o número. Além disso, para acelerar a adoção, as empresas criaram protótipos para vários segmentos, mostrando na prática como a parceria poderá beneficiar seus negócios.