Sem emprego, influenciador surdo viu oportunidade em vídeos no TikTok; renda ajuda a gravar músicas


Ator Danny RLima é criador de conteúdo e participa de missões para monetizar no app. Ele também usa os vídeos para falar sobre sua deficiência. Conheça Danny RLima, tiktoker surdo que conquistou visibilidade com esquetes de humor
Nem fama, nem dinheiro. O desejo que levou Danny RLima, de 26 anos, a fazer os primeiros vídeos do TikTok foi outro: ter visibilidade. Com dificuldade para encontrar trabalho no teatro por conta da surdez, o ator resolveu usar o humor e a informação para combater o preconceito e fazer um portifólio.
No início, os vídeos foram gravados no quintal de casa em Goiânia, de forma improvisada, com uma tábua de carne de vidro apoiada numa estrutura da caixa d’água.
“A luz do dia e o suporte me ajudaram. Comecei falando sobre minha vida, dificuldades por causa da minha deficiência auditiva, mas depois gravei sobre diferentes assuntos.”
Por conta do bullying e dos ataques de ódio na rede, o ator fixou um vídeo no perfil que explica suas condições e por que utiliza aparelhos auditivos.
“Já recebi muitos comentários de pessoas zombando do meu jeito de falar, do meu sotaque de surdo. Tinham pessoas que escreviam para eu aprender a falar”.
Danny RLima é um criador do TikTok que filma vídeos sobre humor, deficiência auditiva, rotina e profissão
Arquivo pessoal
Danny usa aparelhos auditivos. Ele não consegue ouvir sons do lado esquerdo e tem 80% de audição no direito.
Para aprender a falar, a família dele se mudou do Maranhão para Goiás, onde havia a disponibilidade do tratamento. A oralização aconteceu quando ainda era criança. Depois, Danny voltou a fazer acompanhamento com especialistas, para melhorar a dicção.
“Na universidade, praticamente em toda semana, algum professor ou estudante falava que eu não conseguiria trabalho se não melhorasse a minha fala”.
Nova profissão: tiktoker
Duetos, críticas e dancinhas compõem os formatos usados para as centenas de vídeos publicados no perfil, que foi criado em 2020 e passou usar o nome artístico Danny RLima.
Entre seus hits mais vistos estão conteúdos feitos para o Marketplace de Criadores, que é um programa de monetização do TikTok que une marcas e produtores de conteúdo.
O ator começou a fazer parte do programa com pagamentos de recompensas em fevereiro de 2022. Com a publicação do primeiro vídeo, ele conseguiu faturar R$ 508 e viu nesta experiência oportunidade de trabalho como criador de conteúdo.
“Se seu vídeo viraliza muito, você ganha muito dinheiro e consegue se sustentar por alguns meses, mas não é uma garantia”, diz.
Apesar do cenário instável, o TikTok é a principal fonte de renda do jovem, que publica ao menos um conteúdo por dia.
O vídeo mais visto do perfil dele foi uma dança, que alcançou mais de 3 milhões de visualizações. A proposta do conteúdo agradou uma marca de chocolate, que recompensou o influencer e escolheu o vídeo para impulsionar (para gerar mais visualizações).
“Já aconteceu de conseguir ganhar R$ 8 mil em uma missão, foi o máximo que eu consegui, e depois fiquei 3 meses sem ter nenhum vídeo selecionado.”
Publicações feitas no perfil da Danny RLima
Reprodução/ TikTok
Palco para arte e música
Formado em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Goiás (UFG), Danny decidiu usar a rede social como palco para interpretações de teatro e música. Ele lembra que foi ignorado em uma seleção para trabalhar na área.
“Até tento conseguir trabalho formal, só que como pessoa com deficiência tenho dificuldades. Um diretor [de teatro] já me falou que jamais deixaria eu fazer um teste para alguma peça dele por causa da minha deficiência.”
Com as recompensas do TikTok, ele já conseguiu gravar duas músicas em um estúdio. “Era um sonho pra mim. Gosto de escrever músicas e eu queria ver algumas músicas saindo do papel”.
A música “Hoje Vou Dançar” foi lançada no fim do ano passado. A segunda, “História de Amor”, foi divulgada no último dia 12 de junho, em homenagem ao Dia dos Namorados.
Além disso, com os rendimentos que conseguiu no TikTok, ele paga academia, que pratica exercícios diariamente, além de utilizar o espaço para gravar novos vídeos.