Separados há quase uma década, Forfun anuncia turnê especial para 2024

Oito anos após encerrar temporariamente as atividades, a banda Forfun voltará aos palcos em 2024. Nesta terça-feira, 5, pelas redes sociais, o quarteto realizou uma transmissão ao vivo anunciando as datas de uma turnê especial, que deve comemorar os 23 anos desde a formação do grupo. Até o momento, dois shows foram confirmados: o primeiro será em São Paulo, no Allianz Parque, em 9 de agosto. O último será na cidade que deu origem ao grupo: o Rio de Janeiro, em 24 de agosto, na Marina da Glória. As vendas serão feitas pelo site da Eventim já a partir do próximo dia 6, ao meio-dia, e também pelas bilheterias oficiais às 13 horas. O retorno, extremamente demandado pelos fãs em meio a uma onda de reuniões de bandas nacionais, havia sido antecipado pelos próprios integrantes na última segunda-feira, com publicações simultâneas da mesma imagem com a legenda “#nós”.

PARADOS DESDE 2015

Formado por Danilo Cutrim (vocais e guitarra), Rodrigo Costa (vocais e baixo), Vitor Isensee (vocais e teclado) e Nicolas Christ (bateria), a banda acumula um longo histórico no cenário nacional e um som distinto. O primeiro disco oficial, Teoria Dinâmica Gastativa (2005), teve grandes influências do hardcore. O álbum produzido por Liminha, que apresenta os hits “Hidropônica”, “Good Trip” e “História de Verão”, foi considerado um marco da cena conhecida como Riocore – que inclui bandas como Scracho, Dibob e Darvin.
Três anos mais tarde, o grupo iniciou uma transição lenta e gradual com Polisenso, trazendo referências do reggae e da eletrônica. Com forte presença na internet, em um movimento inovador para a época, o trabalho foi disponibilizado gratuitamente e teve cerca de 1 milhão de downloads.

Com raízes mais definidas na música brasileira, o disco Alegria Compartilhada, lançado em 2011, cementou as características da banda e diversificou o público. Até hoje, a faixa “Morada” permanece como a mais escutada nos serviços de streaming. No final de 2012, através da ajuda de fãs com um financiamento coletivo que superou os 120 mil reais, o quarteto gravou o primeiro DVD no histórico Circo Voador, na capital fluminense. Publicado na íntegra no YouTube, o lançamento veio na metade do ano seguinte, junto do EP Solto. Já em 2014, o quarto e último álbum de estúdio – Nu – indicava um leve retorno ao rock mais pesado. Meses depois, já em 2015, o grupo anunciou uma “aposentadoria merecida”. A apresentação final, em dezembro daquele ano, na Fundição Progresso, também foi gravada: o registro virou DVD e chegou às plataformas em outubro de 2022, no primeiro lançamento da banda desde então. Após o rompimento, Danilo, Vitor e Nicolas se uniram ao baixista Pedro Lobo para lançar o Braza. Embora as influências sejam similares, o novo grupo nunca chegou a tocar músicas do Forfun nos shows. Já Rodrigo teve um caminho diferente: lançou álbuns com duas bandas – Carranca e Tivoli – e também em seu projeto solo, além de participar do supergrupo Riocore All Stars.