Serasa derruba mais de 18 mil páginas de golpe em 2024
O bureau de crédito Serasa anunciou nessa segunda-feira (16) que, após criar um canal de denúncias e uma ferramenta para derrubar páginas falsas, tirou do ar mais de 18,5 mil delas do ar entre janeiro e agosto de 2024. Segundo a empresa, por conta dos serviços de score de crédito e renegociação de dívidas que presta, a marca Serasa se tornou uma das mais visadas por golpistas nas redes sociais.
Desse total, mais de 6 mil links suspeitos foram enviados por consumidores. Após o envio, esses links passaram para uma segunda etapa de análise para enfim serem derrubados.
O objetivo do canal de denúncias seria, segundo a empresa, proteger consumidores e a empresa contra fraudes. Entre elas promessas falsas de elevar pontuação ou ofertas para limpar o nome, que são as “preferidas dos golpistas de internet”. Elas se valem de imagens apelativas, mensagens chamativas e senso de urgência.
Leia também: Procuradoria alemã investiga ex-CTO da SAP por assédio sexual
“Os criminosos mentem que são representantes da Serasa ou garantem ter um ‘contato quente’ dentro da empresa”, alerta em comunicado Patrícia Camillo, gerente de prevenção a fraudes da Serasa.
Segundo a Serasa, a sofisticação dos criminosos aumentou esse ano graças ao uso de vídeos manipulados com inteligência artificial, que forjam imagem e voz de celebridades, políticos e jornalistas. Os fraudadores oferecem acordos fictícios e descontos agressivos para atrair usuários mais vulneráveis, justamente os que estão em busca de reorganizar as finanças.
Canais de denúncia
Para ajudar a inibir os golpes, a Serasa reitera a existência do Canal de Denúncias em seu site e no aplicativo para celulares com sistemas Android e iOS. Além disso, a empresa também oferece um canal direto para denúncias de fraudes no webchat da Central de Ajuda e no WhatsApp oficial (11) 9 9575-2096.
Caso o consumidor tenha sido alvo de fraude ou tentativa de golpe, pode acessar o site ou o aplicativo para solicitar a retirada da página ou do perfil supostamente falsos do ar. A solicitação será analisada por especialistas da empresa.
“Ao denunciar, o consumidor evita que outros brasileiros sofram os mesmos constrangimentos ou prejuízos”, salienta Pedro Santos, especialista em segurança da informação da empresa.
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!