Setor público quer quintuplicar adoção de nuvem híbrida, indica estudo

nuvem hibrida setor publico

As organizações do setor público planejam acelerar implementações híbridas em diversas nuvens em quase cinco vezes nos próximos três anos, revelou nova edição da pesquisa anual Enterprise Cloud Índex, realizada pela Vanson Bourne a pedido da Nutanix e divulgada essa semana. No geral, as organizações do setor esperam aumentar o uso de infraestrutura de TI mista para 73%.

Ao mesmo tempo, os entrevistados esperam que os outros modelos operacionais de TI, como a infraestrutura local, diminuam durante esse período. Para a pesquisa foram entrevistados 1.450 tomadores de decisão de TI em todo o mundo entre dezembro de 2022 e janeiro de 2023.

Entre os principais motivadores das decisões de compra de infraestrutura de TI estão a segurança cibernética, além da soberania e recuperação dos dados. Entretanto, o estudo ressalta a preocupação das organizações a respeito das regras nacionais de armazenamento e do controle de dados, que empataram no estudo como segundo critério de investimentos, com 13% cada.

Veja também: Cubo Itaú anuncia Fundo Vale como mantenedor de hub socioambiental

Quando questionados sobre o principal motivador de mudanças nas aplicações, os CIOs entrevistados destacaram a necessidade de melhorar a segurança dos dados. Quase todos os entrevistados do setor público global (98%) indicaram que transferiram de cargas entre infraestruturas de TI nos últimos 12 meses, e 47% citaram como motivo o desejo de melhorar a postura de segurança da empresa ou sua capacidade de atender aos requisitos regulamentares.

A esperança de acelerar as velocidades de acesso aos dados foi um segundo motivo moderadamente distante para a mobilidade de aplicações entre os entrevistados do setor público (39%), seguido pelo desejo de integração com serviços nativos da nuvem, como IA e machine learning (38%).

“Os CIOs do setor público estão modernizando universalmente seus ambientes de TI a fim de atender com eficácia suas regulamentações, missões e mandatos”, diz Sammy Zoghlami, SVP EMEA da Nutanix. “Reconhecendo essa necessidade, os líderes de TI do setor público estão adotando diversos ambientes de TI, abrangendo data centers, computação de edge, colocation e várias nuvens públicas com objetivo de atender às suas necessidades específicas.”

Desafios: gerenciamento e custos

O estudo lembra, entretanto, que a tendência crescente de migrar as cargas de trabalho para ambientes mistos cria desafios para o gerenciamento de dados, já que o valor e o volume de dados no setor público continuam a disparar. Os principais desafios incluem os dados, englobando desde análise até orquestração, proteção, recuperação e custos de armazenamento.

Os resultados também indicam uma lacuna nos recursos de visibilidade para todos os dados que residem na infraestrutura de TI estendida.

Outro obstáculo recorrente na vida dos CIOs está no controle de custos de TI, já que com a migração para diferentes nuvens, a tarefa não parece mais simples. A maioria dos entrevistados classifica o controle de custos no topo de sua lista de desafios.

Por exemplo, 86% dos entrevistados do setor público e 85% dos entrevistados globalmente descreveram o controle de custos da nuvem como um desafio para o gerenciamento de suas infraestruturas de TI atuais, e mais de um terço de cada grupo – 36% das organizações do setor público e 34% dos entrevistados globais – disseram que esse era um desafio “significativo”.

O estudo reforça ainda que o aumento da diversidade da infraestrutura, juntamente com uma maior ênfase no armazenamento, gerenciamento, segurança e serviços de dados, está levando todos os profissionais de TI do setor público a buscar operações híbridas que unifiquem a infraestrutura pública e privada. Quase todos os entrevistados (95%) expressaram o desejo de ter um único local para ver e gerenciar os muitos aspectos de suas diversas infraestruturas.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!