Do Sevilla ao Palmeiras: como a IA pode ser aliada no futebol profissional?

Arturo Guerrero, executivo da IBM e Emerson Oki, executivo do Palmeiras.

O uso da Inteligência Artificial nos clubes de futebol tornou-se uma realidade inegável. Nos departamentos do esporte preferido dos brasileiros, essa tecnologia desempenha um papel importante e abrangente, sendo aplicada em análises de desempenho, relatórios físicos e técnicos dos atletas. 

Entretanto, um novo modo de utilizar IA no futebol tem se popularizado. Imagine reforçar seu time com um jogador que tenha todas as características que o seu estilo de jogo precisa? Ou então calcular como o seu atacante se comporta diante de uma derrota? Ou até mesmo simular os passes exatos que o seu jogador precisa realizar para chegar ao gol. Todo esse leque de oportunidades está começando a ser explorado.

Leia mais: Cibercrime e esporte: 7 casos que impactaram a indústria esportiva  

Para debater essa questão, o IT Forum entrevistou Arturo Guerrero, gerente sênior de engenharia de clientes na IBM SPGI (Espanha, Portugal, Grécia e Israel) e Emerson Oki, head do departamento de ciências de dados no Palmeiras. 

Scout Advisor no recrutamento de jogadores com IA 

Em parceria com o Sevilla FC, a IBM lançou o Scout Advisor, uma ferramenta de IA generativa que o tradicional clube espanhol usará para que sua equipe de recrutamento tenha acesso a dados mais abrangentes na identificação e avaliação de atletas para possíveis contratações. 

Construído a partir do watsonx, a plataforma de IA e dados da IBM projetada para empresas, o Scout Advisor do Sevilla FC será integrado ao atual conjunto de aplicativos existentes com o uso intensivo de dados proprietários. 

O departamento de dados do Sevilla FC trabalhou com a equipe de Client Engineering da IBM para construir o Scout Advisor, aproveitando o processamento de linguagem natural (NLP) e os modelos fundamentais do watsonx para pesquisar e analisar grandes quantidades de informações presentes nos bancos de dados do clube e, assim, avaliar possíveis contratações. Isso inclui dados quantitativos dos jogadores, como altura e peso, velocidade, número de gols ou minutos jogados, e dados qualitativos não estruturados, como a análise textual incluída em mais de 200 mil relatórios de olheiros. 

Segundo Guerrero, “o Scout Advisor é uma ajuda para os olheiros do Sevilla FC, especialistas em futebol que exercem sua função há anos e acumulam centenas de milhares de relatórios de jogadores. A solução permite que eles localizem nos próprios relatórios os jogadores mais adequados para uma busca específica em linguagem natural.” 

Todavia, a construção de uma tecnologia tão personalizada foi desafiadora, já que, segundo o executivo, foi necessário treinar a IA para entender alguns dos jargões esportivos, como “acariciar a bola” ou “fazer mágica entre linhas”, para que ela compreenda seu significado e o tipo de jogador ao qual se referem. 

Para a viabilidade do projeto, os recursos de processamento de linguagem natural da solução permitiram que o Sevilla FC usasse uma série de grandes modelos de linguagem (LLMs), ajudando a melhorar a precisão e a eficácia na identificação de jogadores. 

Usando os prompts linguísticos dos olheiros do Sevilla FC, que descrevem as principais características dos jogadores procurados, o Scout Advisor gera listas de candidatos selecionados com base nos requisitos estabelecidos e resume um conjunto completo de relatórios para cada jogador individual. 

Guerrero afirma que a IA não irá substituir os profissionais. “O Scout Advisor confia nos dados qualitativos, criados pelos olheiros, para sua análise e busca de jogadores. O olheiro especializado continua sendo absolutamente necessário, mas com a Inteligência Artificial, seu trabalho é muito mais ágil e eficiente.”

Além disso, o Scout Advisor vincula cada jogador aos próprios aplicativos de dados do Sevilla FC para obter insights detalhados a partir de dados quantitativos de desempenho. 

Em terras brasileiras, a Sociedade Esportiva Palmeiras está fazendo um trabalho semelhante de personalização com a IA, inserindo a tecnologia em diversas áreas do clube. 

Palmeiras e o Opta Vision 

Com o novo departamento de dados do clube, o Palmeiras inaugura um novo tempo no uso de tecnologia no futebol brasileiro. Muito inspirado na Europa, o objetivo do clube é unir dados de diversos setores para atender as demandas do clube, como da comissão técnica e equipe de análise de mercado.  

Com a recente parceria com a Stats Perform, o Palmeiras consegue estruturar os dados de acordo com as características do time de Abel Ferreira. Antes, o clube recebia “relatórios fechados” de empresas contratadas, o que limita a margem de análise.  

Emerson Oki, head de ciência de dados no clube explica, “imagina que em vez de eu saber a quantidade de cruzamentos feitos, consigo saber exatamente o local que o jogador estava, aonde a bola chegou e, por meio de cálculos, consigo saber a distância, a velocidade, se a gente ganhou essa metragem no ataque. Com o dado bruto, a gente passa a criar a nossa versão desses relatórios e aumentar as variáveis utilizadas.”

Para a comissão técnica, a velocidade que o time transita a bola entre os zagueiros é importante. “Então, tendo dado bruto, eu consigo saber se um zagueiro consegue cruzar essa bola numa velocidade boa ou ruim. A gente consegue chegar nesses pontos para que, quando se contrata um novo zagueiro, se saiba que ele tem uma velocidade de troca de corredores boa”, afirma Oki. 

O Palmeiras usava indiretamente os dados da Opta, já que eles são matéria-prima para softwares de análise de mercado e desempenho usados pelo clube. Além das questões técnicas e de treino, com o uso da IA, é possível facilitar todo o processo de contratação.

Segundo o executivo, com o uso da Inteligência Artificial, é possível saber todas as informações necessárias para a contratação. “A gente consegue rodar isso na base de dados de todos os times no mundo, e eu consigo chegar nos jogadores que estão nas características buscadas. Então, a gente gera esse funil para a Análise de Mercado estudar o que interessa para o Palmeiras”. 

Oki aponta que a IA é completamente personalizada, sendo alimentada com dados do clube. Desse modo, os jogadores selecionados atendem ao estilo de jogo do atual campeão do Brasil.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!