Sistemas legados preocupam empresas do setor financeiro, diz Digibee

setor financeiro, bancos, sistemas legados, sistemas

Empresas do mercado financeiro se deparam com uma série de desafios a medida que avançam nas jornadas de transformação digital. Um estudo divulgado essa semana pela DigibeeO Estado da Integração Empresarial 2023 – , revela que os sistemas legados despontam como principal obstáculo para 35% dos entrevistados como a maior dor nos processos de integração de sistemas.

A pesquisa consultou 1.000 executivos da América do Norte com objetivo de identificar as maiores preocupações e prioridades em relação à integração de sistemas.

A falta de habilidades e conhecimento técnico aparece em segundo lugar no ranking, uma dificuldade indicada por 33%, reforçando a ideia de que, com sistemas ultrapassados exigindo tanto tempo e atenção, as equipes de TI têm pouco espaço para promover novas habilidades que impulsionem a inovação.

Leia também: Com maturidade, expansão de serviços financeiros digitais precisa considerar a demanda

A segurança foi outro destaque, definido por 32% dos respondentes, enfatizando as responsabilidades das organizações financeiras em cumprir os regulamentos corporativos e do setor.

Nos processos de integração, a migração e atualização para serviços em nuvem foram apontados com o principal objetivo para 32% dos entrevistados, algo que, na análise do estudo, ressalta como a transformação digital provocou uma transição ativa por parte das empresas para infraestruturas digitais baseadas em nuvem, facilitando os processos de inovação.

Quase 100% dos entrevistados do mercado financeiro relataram que precisam criar até 10 integrações a cada 12 meses para os principais aplicativos de negócios existentes, provocando ciclos de manutenção desnecessários, que impactam os lucros e a experiência dos clientes.

Como resultado de um ambiente regulatório cada vez mais especializado, a melhoria na segurança dos dados ficou em segundo lugar nos principais objetivos de integração, seguida pelo crescente uso de tecnologias que viabilizam maior automação através de inteligência artificial.

“A conexão de sistemas pré-existentes com novos aplicativos de forma adequada só traz benefícios para as organizações financeiras, que podem assim proteger e aproveitar seu legado no mercado ao mesmo tempo que competem com as disruptivas fintechs, entregando melhores experiências para seus clientes”, destaca Vitor Sousa, co-fundador da Digibee.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!