‘Sofri preconceito da minha própria família’, diz vítima do golpe do 0800


Falsa central de atendimento se passa por bancos para tirar dinheiro das vítimas; veja como o golpe funciona na prática. ‘Sofri preconceito da minha própria família’, diz mulher vítima do ‘golpe do 0800’
O Profissão Repórter desta terça-feira (21) mostrou como funciona o golpe da falsa central eletrônica 0800, onde bandidos se passam por atendentes de bancos idôneos para aplicar tirar dinheiro de suas vítimas.

Funciona assim: os criminosos enviam mensagens de texto para as pessoas dizendo que uma compra foi aprovada no cartão dela e que é preciso entrar em contato com um número 0800 para contestar.
A equipe do Profissão Repórter conversou com uma dessas vítimas. Uma mulher que foi enganada pelos criminosos, mas que preferiu não se identificar. Ela conta que sente vergonha de ter caído no golpe.
“Eu sofri preconceito da minha própria família. Segundo eles, pessoas esclarecidas não caem nesse golpe, mas depois eu soube muitas pessoas caem, inclusive pessoas que trabalham em banco já caíram”, diz.
Mulher foi vítima do golpe da falsa central telefônica.
TV Globo/Reprodução
Os golpistas são treinados para parecer funcionários do banco. No caso dela, o homem disse que já tinham feito três operações. Ela acabou fazendo um PIX para os golpistas no valor de R$ 7.800 e conta como isso a prejudicou financeiramente.
“Eu não tinha saldo no meu cartão, então eu fiz um empréstimo. Agora pensando, parece ridículo… Mas é muito automático, tu vai fazendo, confia e está naquele estado de medo. Já foi roubado, está no estado de pânico e fala: tem que resolver”, relata.
Golpe do aluguel, da maquininha, do 0800, da venda de carro: veja como os bandidos se reinventam para fazer novas vítimas

Policial explica o golpe e a rotatividade do dinheiro
Uma operação da Polícia Civil monitora os criminosos que operam na falsa central de atendimento bancário. Foram identificados 28 golpistas e ao menos 12 vítimas. O investigador Wellington Campos explica como funciona o golpe.
“Sai da conta da vítima e é encaminhado para essa pessoa que se chama ‘conteiro’, que no jargão popular é o laranja ou testa de ferro. Daí esse ‘conteiro’ faz a distribuição desse valor para outras contas. Esse processo é chamado de ‘pulada’, ou seja, é feita uma pulada do dinheiro de uma conta para outra”.
No total, 15 pessoas foram presas e os policiais conseguiram apreender diversos cartões e celulares utilizados nos golpes.
LEIA TAMBÉM:
‘A senhora tá esperta’, diz falso atendente para repórter ao tentar aplicar golpe do 0800
Criminosos fingem ser donos de apartamento e aplicam golpe do falso aluguel; veja como funciona
Novo golpe desvia PIX copia e cola em compras on-line pelo computador; veja como se proteger
WhatsApp clonado: o que fazer se for vítima e como prevenir golpes
Veja a íntegra do programa:
Edição de 21/11/2023
Confira as últimas reportagens do Profissão Repórter abaixo: