Subsidiária da Alphabet, Verily corta 15% da força de trabalho para simplificar o modelo operacional

A Verily, empresa de ciências da vida pertencente à Alphabet, está reduzindo 15% de sua força de trabalho para simplificar seu modelo operacional, de acordo com uma postagem no blog da empresa. A mudança ocorre apenas alguns meses depois que a empresa levantou US$ 1 bilhão.

A postagem do blog, que contém o e-mail enviado pelo CEO Stephen Gillert a todos os seus funcionários, informa que o downsizing faz parte do programa One Verily da empresa, que visa reduzir a redundância e simplificar os aspectos operacionais dentro da empresa.

“Prometi a vocês toda a transparência no que estamos fazendo, e isso significa que eliminamos aproximadamente 15% das funções da Verily devido a programas descontinuados… e redundância na nova organização centralizada”, disse Gillert no post.

A Verily, que tem aproximadamente 1.600 funcionários, deverá demitir cerca de 240 funcionários. A empresa não respondeu a um e-mail solicitando comentários.

Os analistas aplaudiram a decisão da Verily de simplificar as operações.

“A estratégia da Verily de cancelar o monitoramento remoto de pacientes e vários canais de engajamento permite simplificar suas operações, alinhar-se melhor com os ecossistemas de saúde, que são mais centrados no paciente com melhor gerenciamento de riscos”, disse Calvin Lau, Diretor de Pesquisa do IDC, e Manoj Vallikkat, Gerente Sênior de Pesquisa.

“Essa abordagem atualizada está definida para fornecer conectividade futura do paciente mais focada e baseada em evidências”, acrescentaram os analistas.

O arquiteto de dados de saúde da Verily, Brian K Fung, foi ao LinkedIn para postar sobre alguns de seus colegas que perderam seus empregos e disse que as funções afetadas incluíam analistas, engenheiros de UI/UX e gerentes de dados, entre outros.

One Verily versus Simplicity Sprint do Google

A redução de funções e as demissões na empresa de ciências biológicas é a primeira de uma subsidiária da Alphabet desde agosto do ano passado, quando as empresas de tecnologia começaram a reduzir sua força de trabalho para se preparar para a esperada recessão econômica.

Os googlers receberam a primeira onda de más notícias em julho, quando a empresa anunciou que iria congelar as contratações e seguiu com um programa, chamado Simplicity Sprint, para aumentar a eficiência e a produtividade da equipe. A mudança ocorreu depois que a Alphabet registrou receita mais fraca do que o esperado por dois trimestres consecutivos.

O programa One Verily da empresa de ciências biológicas lembra estranhamente o programa Simplicity Sprint, conforme o CEO, Gillert, escreveu aos funcionários sobre seguir um caminho mais eficiente para o sucesso comercial contínuo.

“Estamos fazendo mudanças que refinam nossa estratégia, priorizam nosso portfólio de produtos e simplificam nosso modelo operacional. Vamos promover menos iniciativas com mais recursos”, escreveu o CEO, enfatizando a necessidade de equilibrar recursos com resultados de negócios.

O que muda com o novo plano?

Como parte do novo programa One Verily, a empresa disse que passará de várias linhas de negócios para uma organização centralizada de produtos com soluções de saúde cada vez mais conectadas.

“Centraremos nossa estratégia em fechar a lacuna entre pesquisa e atendimento e nos tornar a espinha dorsal de dados e evidências para a saúde de precisão, com foco na aplicação de IA e ciência de dados para acelerar o aprendizado e melhorar os resultados”, escreveu Gillert.

O movimento para fechar a lacuna entre pesquisa e produtos, de acordo com Lau e Vallikkat, é uma estratégia promissora, pois promete um “alinhamento mais próximo do ecossistema e está definido para trazer melhor conformidade com privacidade e segurança”.

“A Verily fortalecerá as parcerias com as principais partes interessadas no ecossistema de saúde para fornecer soluções de saúde mais viáveis, práticas e personalizadas aos pacientes, por meio de seu modelo unificado One Verily”, acrescentaram os analistas.

Produtos arquivados e mudanças na liderança

Sob o novo plano, a empresa de ciências biológicas decidiu descontinuar o desenvolvimento de sua plataforma de analytics Verily Value Suite e alguns produtos em estágio inicial, incluindo seu trabalho em monitoramento remoto de pacientes para insuficiência cardíaca e microagulhas para administração de medicamentos.

“Embora esses programas sejam promissores e liderados por Veeps talentosos, e algumas de suas inovações sejam integradas em nossas outras soluções principais, não podemos fazer tudo e tivemos que fazer algumas escolhas difíceis”, escreveu Gillert, acrescentando que alguns funcionários que trabalham nesses projetos serão redistribuídos enquanto outros serão desligados.

Gillert, que se tornou CEO em janeiro, também disse que a empresa estava fazendo mudanças na equipe de liderança com Amy Abernethy, ampliando sua função para se tornar Presidente de Desenvolvimento de Produtos e Diretora Médica; e Scott Burke expandindo suas responsabilidades como Diretor de Tecnologia da Verily.

Lisa Greenbaum, de acordo com o e-mail de Gillert, expandirá suas responsabilidades em uma nova função, Diretora Comercial, que supervisionará as equipes de vendas, marketing e estratégia corporativa.

A Verily também deve contratar um diretor científico em breve.