SXSW 2024: 10 tecnologias que vão mudar o mundo segundo o MIT

embrapii, inovação, startups, inovação aberta, mit

O Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) divulgou na última sexta-feira (09), durante o SXSW 2024, em Austin, nos Estados Unidos, a nova edição de seu relatório anual que lista as tecnologias que impactaram o mundo ao longo do último ano.

A lista tem algumas tendências que não surpreendem – como a inteligência artificial (IA) –, mas também soma algumas tecnologias disruptivas que devem impactar nossa sociedade de formas inéditas e inesperadas. Confira:

Inteligência artificial

A Inteligência Artificial (IA) conquistou o primeiro lugar na seleção do MIT, destacando-se como a ferramenta que passou do estágio de protótipo experimental para produto para o consumidor em tempo recorde.

Além do crescimento significativo dos chatbots, como o Chat GPT e o Bard, as ferramentas de criação de imagens lançadas pela Meta e Microsoft também foram destacadas.

Novas células solares

Em novembro de 2023, uma inovadora tecnologia de geração de energia solar alcançou níveis recordes de eficiência. A utilização do mineral Perovskita em conjunto com o Silício resultou na produção de placas que têm o potencial de revolucionar a forma como geramos energia a partir do sol, segundo o MIT.

A eficiência é medida pela quantidade de raios solares convertidos em eletricidade pelo material.

Apple Vision Pro

O Apple Vision Pro, um headset de realidade virtual desenvolvido pela Apple, deve ser um marco significativo no desenvolvimento de tecnologias do tipo, impulsionando a indústria da realidade virtual. A Apple classifica o dispositivo como o primeiro “computador espacial” do mercado.

Leia também: SXSW 2024: Chefe da OpenAI revela preocupações com deepfakes e vislumbra futuro da IA

Medicamentos para perda de peso

Segundo o MIT, com a Organização Mundial da Saúde (OMS) tendo reconhecido o aumento global da obesidade scomo uma epidemia, novos medicamentos como Mounjaro e Wegovy surgiram como ferramentas para combater esse desafio. Há evidências sugerindo que os medicamentos também podem oferecer proteção contra ataques cardíacos e derrames.

Sistemas de energia geotérmica

A energia geotérmica representa uma fonte significativa de energia – limpa, sempre disponível e virtualmente ilimitada. No entanto, desafios de engenharia ainda tornam essa fonte pouco explorada. Mas novas técnicas de perfuração têm permitido acessar pontos mais profundos da Terra, liberando mais calor para produzir energia limpa.

Chiplets

Os chiplets são microchips especializados que podem ser interconectados para desempenhar as funções de um chip convencional e muito mais. Com esses avanços, os engenheiros estão explorando novas maneiras de tornar os computadores mais rápidos e eficientes, disse o MIT.

Edição de genes

Os tratamentos baseados em CRISPR, uma técnica revolucionária de edição genética, têm sido desenvolvidos há anos. Recentemente, um tratamento obteve aprovação regulamentar no Reino Unido e nos Estados Unidos por sua capacidade de curar a doença falciforme, uma condição potencialmente fatal.

Computadores Exaescala

Os supercomputadores mais rápidos do mundo agora podem realizar cálculos além de um exaflop. Essas novas máquinas permitirão aos cientistas fazerem simulações mais sofisticadas em áreas como clima e fissão nuclear.

Bombas de calor

As bombas de calor, aparelhos elétricos capazes de aquecer e resfriar edifícios, estão ganhando popularidade como uma maneira de reduzir as emissões de carbono. Isso deve ajudar ainda mais na descarbonização da indústria.

Twitter

Após a aquisição do Twitter por Elon Musk em 2022, a plataforma passou por mudanças significativas, incluindo demissões em massa e a eliminação da moderação de conteúdo. Isso levou a uma busca por alternativas, como Bluesky e Threads, refletindo uma mudança no cenário das redes sociais.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!