SXSW 2024: pesquisadora debate a importância das conexões reais em um mundo hiperconectado

brene brown sxsw

Durante o terceiro dia do SXSW 2024, Brené Brown, pesquisadora de emoções e experiências humanas, falou sobre o tema em uma gravação ao vivo de seu podcast, Unlocking Us, em que conversou com a psicoterapeuta Esther Perel sobre conectividade, vulnerabilidade e a importância da interação humana na era digital. 

A pesquisadora contou sobre uma descoberta. Durante um estudo, alguns pesquisadores apresentaram uma variedade de músicas para uma audiência diversificada, observando atentamente suas reações.  

Eles observaram que certas músicas estimulavam os participantes a se envolverem coletivamente, seja cantando em coro, dançando juntos ou simplesmente compartilhando expressões de alegria, mostrando o poder de criar conexões humanas genuínas. 

Em meio aos desafios impostos pela vida digital, elas enfatizaram o conceito de “efervescência coletiva” como um testemunho da resistência do espírito humano em encontrar conexão e significado em experiências compartilhadas, mesmo diante da mediação tecnológica, utilizando a dança e a até a música.  

Leia mais: Selena Gomez e Solomon Thomas falam sobre saúde mental no SXSW 

“Esses momentos são essenciais para a construção de comunidades solidárias”, afirmou Brown. “Eles nos lembram da importância fundamental das interações humanas e do contato físico, especialmente em uma era dominada pela tecnologia.” 

Embora possamos ter milhares de amigos virtuais, a falta de conexões emocionais profundas fora das telas pode deixar as pessoas se sentindo vazias e desconectadas. Perel resumiu isso de forma sucinta ao observar: “Podemos ter 1.000 amigos virtuais, mas ninguém para alimentar meu gato.” 

Em seguida, a discussão adentrou o universo da “intimidade artificial”, onde as interações digitais muitas vezes deixam as pessoas ansiando por conexões mais autênticas e significativas. Brown e Perel destacaram como a busca por hiperconectividade, longe de preencher lacunas emocionais, muitas vezes amplia o abismo da solidão e do mal-entendido.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!