Telefónica anuncia plano para adquirir controle total de subsidiária na Alemanha

Telefónica lançará oferta pública para adquirir controle total de subsidiária na Alemanha
Grupo de telecomunicações busca controle integral de unidade na Alemanha (crédito: Telefónica)

O Grupo Telefónica anunciou, nesta terça-feira, 7, um plano para adquirir o controle total de sua subsidiária na Alemanha. A companhia vai lançar uma oferta pública para comprar as ações que estão atualmente em posse de acionistas minoritários.

Atualmente, o Grupo Telefónica detém 71,81% das ações da Telefónica Alemanha. Com isso, a multinacional planeja adquirir os papéis que correspondem aos 28,19% restantes do capital para ter controle integral da unidade. O período de oferta está previsto para começar em dezembro e terminar em meados de janeiro do ano que vem.

Em comunicado, a companhia informou que o preço da oferta será de 2,35 euros (cerca de R$ 12,22) por ação. O valor representa um prêmio de aproximadamente 37,6% sobre o preço de fechamento dos papéis na Bolsa de Valores de Frankfurt na segunda-feira, 6. Além disso, o valor é 36,3% superior ao preço médio ponderado das ações nos últimos três meses.

A tele ainda destacou que o movimento para adquirir o controle total da Telefónica Alemanha (no país, as operações são realizadas sob a marca O2) integra a estratégia de direcionar esforços para os seus principais mercados, incluindo o Brasil, onde a Vivo vem apresentando bons resultados.

“A oferta reforça a estratégia da Telefónica de focar nos seus principais mercados geográficos (Espanha, Brasil, Alemanha e Reino Unido) e a sua firme aposta no mercado alemão, um dos mercados de telecomunicações mais atrativos e estáveis da Europa”, afirma a companhia.

A operadora ainda destacou que, com a oferta pública, planeja “simplificar a estrutura do Grupo”.

Após obter o controle integral da subsidiária, a Telefónica pretende reformular a atual política de distribuição de dividendos na Alemanha.

Segundo a holding, a metodologia revisada “responderá às necessidades derivadas da execução do seu atual plano de negócios e, consequentemente, estará sujeita, entre outros, aos futuros planos de gastos e investimentos da Telefónica Alemanha, bem como a outros riscos e contingências existentes e potenciais”.

Para a realização da oferta pública, o grupo contará com a assessoria financeira do Bank of America e do J.P. Morgan. Os escritórios Gleiss Lutz, Davis Polk & Wardwell LLP e Uría Menéndez atuarão como assessores jurídicos.

O post Telefónica anuncia plano para adquirir controle total de subsidiária na Alemanha apareceu primeiro em TeleSíntese.