Tesla revela que ex-funcionários foram responsáveis por vazamento massivo de dados ocorrido em maio

Vazamentos Tesla

A Tesla revelou que uma violação de dados que afetou mais de 75.000 funcionários foi causada por conduta imprópria de dois ex-funcionários. Os dados vazados incluíam informações pessoais, como nomes, endereços e números de Seguro Social, além de segredos de produção e reclamações graves de clientes da fabricante de automóveis. Até dados de seu dono, Elon Musk, foram vazados ao jornal alemão Handelsblatt, em maio.

Em documento enviado ao Procurador-Geral do estado norte-americano de Maine, o Diretor de Privacidade de Dados da Tesla, Steven Elentukh, afirmou que os dados expostos na violação foram vazados para o jornal alemão Handelsblatt por dois ex-funcionários, identificados em investigação após a notificação do vazamento feito pelo jornal à montadora há 3 meses.

Leia mais: Apple, Tesla e Amazon lideram ranking do BCG das mais inovadoras do mundo

De acordo com o jornal alemão, a Tesla sofreu uma grande violação de dados, com a exposição de 100 gigabytes de dados confidenciais, contendo informações pessoais de funcionários e reclamações de clientes sobre seus carros. A revista obteve mais de 23.000 documentos internos, incluindo informações dos “Arquivos Tesla”, que continham dados confidenciais como detalhes bancários e segredos de produção. O número de Seguro Social (semelhante ao CPF no Brasil) de Elon Musk também foi vazado no incidente, segundo o Handelsblatt.

A empresa entrou com processos judiciais contra os ex-funcionários e apreendeu seus dispositivos eletrônicos.

“Meu piloto automático quase me matou”

O jornal alemão declarou que não exporia os dados sensíveis vazados pelos ex-funcionários, conforme exigido pelas leis do seu país. No entanto, no dia 25 de maio, escancarou reclamações de clientes sobre o Full Self-Driving (FSD) em matéria intitulada: “Meu piloto automático quase me matou”: arquivos da Tesla lançam dúvidas sobre as promessas de Elon Musk.

O artigo revelou que o sistema avançado de assistência ao motorista da fabricante de automóveis, com o objetivo de alcançar a capacidade de direção autônoma em áreas urbanas, enfrentou 2.400 problemas de aceleração automática e mais de 1.500 problemas de frenagem reportados por clientes. Esses incidentes ocorreram entre 2015 e março de 2022.

 

*Com informações do TechCrunch