Tesla exibe robôs humanoides no Cybercab, mas autonomia ainda é limitada

Os robôs humanoides Optimus da Tesla foram apresentados em uma série de interações com o público no evento Cybercab, na última semana, realizando tarefas como servir bebidas e responder perguntas. Segundo informações do The Verge, apesar das demonstrações, foi revelado que os robôs ainda dependem de controle humano remoto para funcionar, o que gerou dúvidas sobre o real estágio de autonomia dessa tecnologia.
Segundo o relato de Robert Scoble na plataforma X, um dos participantes do evento, os robôs estavam sendo “assistidos remotamente” por humanos. Essa informação foi posteriormente confirmada por um engenheiro que conversou diretamente com ele durante o evento. Scoble ressaltou que, apesar da aparência de autonomia, a operação dos robôs envolvia uma interação humana significativa. O analista da Morgan Stanley, Adam Jonas, também destacou que os robôs “dependiam de teleoperação” (intervenção humana), de acordo com o The Verge.
Leia também: No Brasil, 38% das empresas de TI querem contratar no 4º trimestre
Além disso, havia sinais claros de que os robôs Optimus não estavam funcionando de forma totalmente independente. As diferentes vozes dos robôs e a precisão com que respondiam e gesticulavam indicavam algum nível de controle humano, relata a publicação. Isso foi reforçado quando, em uma das interações relatadas, um dos robôs fez uma piada com Scoble ao ser questionado sobre o quanto estava sendo controlado por IA, sugerindo que havia uma mistura entre controle humano e automatização.
Em outra situação, conforme descrito pelo site Jalopnik, um dos robôs admitiu a um dos participantes que estava recebendo assistência de um operador humano. A fala foi feita em um tom mecânico, e o robô até se confundiu ao tentar dizer a palavra “autônomo”, evidenciando que o controle não era inteiramente baseado em inteligência artificial.
A Tesla já havia sido criticada anteriormente por apresentar robôs humanoides de forma exagerada. Em uma ocasião anterior, Elon Musk trouxe ao palco uma pessoa vestida com um traje de robô para anunciar o Optimus, o que já gerava expectativas sobre o real progresso da empresa na área de robótica humanoide.
Apesar do espetáculo oferecido, o evento “We, Robot” não trouxe informações claras sobre o avanço da Tesla em robôs autônomos.
*Com informações do The Verge
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!