The Town será ‘patrulhado’ por cão-robô da SegurPro

The Town, cão robótico, cão-robô, SegurPro

O festival de música The Town, que acontece nos dias 2, 3, 7, 9 e 10 de setembro no Autódromo de Interlagos, em São Paulo, contará com a patrulha do cão robótico Yellow, da SegurPro, empresa que faz a segurança do evento e desenvolveu um esquema de segurança personalizado.

Não é a primeira vez que o Yellow trabalha em grandes festivais. Ele já compôs a equipe de segurança que atuou no Rock in Rio no Brasil e em Lisboa e, agora, será sua primeira vez trabalhando em São Paulo.

Segundo a SegurPro, o Yellow é alimentado por tecnologia 5G, utilizada para coletar dados do ambiente, como temperatura anormal — para detecção de incêndio. O robô também averiguará possíveis eventos suspeitos, evitando o risco à vida humana, e outros tipos de situações que podem impactar a segurança do evento.

De acordo com a empresa, ele será um dos principais aliados no monitoramento em tempo real de todas as informações coletadas e reportadas aos agentes presentes no Centro de Controle Operacional da SegurPro no festival.

O Yellow compõe só uma parte do arcabouço tecnológico que a SegurPro organiza para assegurar a operação do festival que espera receber 500 mil pessoas em toda a sua programação distribuída em 360 mil m² de áreas úteis. Para dar conta de cobrir essa extensão, a empresa afirma que mais de dois mil vigilantes especializados estarão dedicados em tempo integral à segurança do festival, além de 25 cães e condutores treinados para atividades dessa magnitude.

Leia ainda: Trademaster mira indústria e distribuidores com nova plataforma

O efetivo de segurança contempla mais de 100 câmeras de segurança – sendo duas térmicas, 40 bodycams (câmeras corporais acopladas ao colete), dois radares perimetrais israelenses, cinco drones e softwares para analítico de aglomeração, analíticos de imagens, contagem e identificação automática de pessoas e quatro ASUS, bases móveis e autônomas de monitoramento que funcionam com o uso de energia solar.

A companhia irá controlar o esquema de segurança a partir de um Centro de Controle Operacional dedicado e instalado diretamente no Autódromo de Interlagos e que será suportado pelo iSOC, um robusto Centro de Controle Operacional, localizado em São Paulo.

“Contaremos com o iSOC 24 horas por dia nos cinco dias de evento, especialmente em momentos mais sensíveis, como a abertura e fechamento de portões, encerramento de shows, troca de artistas no palco e qualquer aglomeração de público em um determinado local, por exemplo”, comenta Frank Ribeiro, diretor de vendas e de marketing da SegurPro.

Dedicado exclusivamente ao The Town, o Centro de Controle Operacional contará com mais de 20 pessoas trabalhando no local, entre profissionais de TI, força policial e bombeiros, que ao lado do time de vigilantes e operadores da SegurPro, farão o monitoramento de todo o evento através de um videowall de 18m² com transmissão e gravação de imagem instantânea.

Segundo a empresa, no local será possível monitorar todos os sistemas e aparatos tecnológicos de segurança dispostos no Autódromo, além de gerenciar o efetivo de vigilantes e controladores de acesso da SegurPro.

A SegurPro ainda explica que todo o esquema de segurança no The Town será praticado sob o conceito de Segurança Híbrida, um conjunto de serviços de monitoramento e prevenção que conciliam recursos avançados de segurança com a capacidade de interpretação de profissionais altamente preparados no gerenciamento de possíveis contratempos. Essa combinação e cobertura conseguem gerar dados e informações valiosas e em tempo real para a melhor tomada de decisão para o andamento do evento.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!