TIM reforça cobertura 5G para festas de Carnaval em quatro capitais

A TIM anunciou essa semana que fará um reforço nas suas redes 5G e 4G em algumas cidades que tradicionalmente recebem grande fluxo turístico durante o Carnaval. A rede 5G vai ganhar incrementos no Rio de Janeiro, principalmente na Marquês de Sapucaí, além de Recife (Pernambuco) e circuito Barra-Ondina (Salvador). O Anhembi, em São Paulo (SP), também receberá reforço.

Nesses locais, a operadora reforçou infraestrutura, colocando mais antenas 5G e 4G, além de estruturas móveis, para garantir a cobertura mesmo com milhares de pessoas conectadas ao mesmo tempo.

Em parceria com a LIESA (Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro), a TIM instalou 11 antenas 5G em toda extensão do Sambódromo carioca e seu entorno. Já em Recife, foram instaladas 67 novas antenas – sendo 17 delas com rede 5G – nos principais pontos de concentração do Carnaval da capital pernambucana. Além do palco principal do Marco Zero, haverá reforço das redes 4G e 5G na Praça do Arsenal, Cais da Alfândega, Pátio de São Pedro, Rua da Moeda, Várzea e no circuito do Galo da Madrugada.

Leia também: Globo usará 5G para transmitir Carnaval 2023

Em Salvador, a TIM conta com uma infraestrutura nos principais circuitos do Carnaval e fará um reforço específico na Barra-Ondina, com sete estruturas fixas e mais duas móveis.

A companhia vem apostando na conexão de eventos com grandes multidões desde o Rock in Rio, em setembro do ano passado, quando foram trafegados mais de 130 terabytes em sete dias, sendo 20% já na rede 5G da operadora. A experiência se repetiu em projetos como o Festival de Verão Salvador e jogos no Maracanã. Segundo a operadora, a ideia é, justamente, aproveitar esses momentos para destacar sua rede.

“O 5G permite mais acessos simultâneos, facilitando a comunicação em locais com milhares de pessoas conectadas. Já temos uma forte relação com a música e, agora, estamos trazendo cada vez mais nossa tecnologia para os projetos patrocinados ou proprietários, transformando completamente a experiência em grandes eventos. Os clientes não precisam mais esperar chegar em casa para postarem suas fotos ou vídeos, é uma mudança de paradigma que só a operadora com mais antenas 5G no Brasil poderia proporcionar”, comentou o VP comercial da TIM, Fabio Avellar.

Pauliceia desvairada

No Sambódromo do Anhembi, em São Paulo, a TIM também ampliará capacidade da rede de transmissão 4G e 5G. O objetivo, segundo a operadora, é proporcionar melhor experiência de conectividade para os foliões. O incremento possibilitará que mais pessoas possam se conectar simultaneamente no primeiro carnaval após a implantação das redes 5G na capital paulista.

No período, a operadora também terá reforço em Ilhabela, no litoral paulista, destino bastante procurado nessa época. A cobertura e a capacidade 3G e 4G no centro comercial da cidade também será ampliada (o 5G ainda não chegou na ilha).

“Tanto o Anhembi quanto Ilhabela receberão muitas pessoas durante o Carnaval e os reforços proporcionarão uma melhor experiência para os clientes que estiverem aproveitando os desfiles na Capital ou na cidade do litoral norte. Além disso, com a rede 5G TIM ativa em todos os bairros de São Paulo, quem estiver nos blocos também poderá se conectar e compartilhar suas vivências, com altíssima velocidade, mesmo com muitas pessoas acessando ao mesmo tempo”, promete Fernando Sartori, gerente de rede da TIM São Paulo.