Topaz anuncia autorização do Banco Central para atuar como provedor de serviços de TI

Flavio Gaspar Topaz

A Topaz, empresa de tecnologia financeira do grupo Stefanini, anunciou essa semana que recebeu do Banco Central do Brasil a homologação para atuar como provedor de serviços de tecnologia da informação. Na prática, a empresa poderá oferecer infraestrutura para empresas do setor, e não apenas soluções de sistemas de pagamento por meio de licenças.

A empresa é dona de uma plataforma financeira, chamada Topaz One, que é composta por oito famílias de produtos: onboarding, canais (mobile e internet banking, ATM, agências), core bancário (conta, empréstimo, tesouraria, financiamento, investimento), processamento de transações financeiras, parte regulatória e contábil, além de Pix, SPB, segurança de canais digitais e workflow para construir a jornada do cliente.

Leia também: ANPD aprova uso de dados de brasileiros pela Meta para treinamento de IA

“A Topaz chega nesse mercado não só com toda essa experiência de pagamentos, mas com uma jornada de navegabilidade muito facilitada para os usuários”, diz Flavio Gaspar, CPO da Topaz. “Com a decisão do Bacen, além de licenciada para vender as soluções no modelo de software como serviço (SaaS), nossa empresa se torna um provedor.”

Para 2024, a Topaz prevê crescimento global entre 30% e 40%, com expectativa de atingir cerca de R$ 1 bilhão em faturamento até 2025. A companhia tem mais de 2 mil colaboradores, 300 clientes e presença em 25 países.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!