Entre trabalhadores do conhecimento brasileiros, 82% usam IA

Mulher executiva de óculos, com expressão concentrada, analisando informações em uma tela de computador. Ela está em um ambiente de escritório moderno, vestindo um blazer cinza, transmitindo foco e profissionalismo (pensamento computacional, executiva, trabalho, mulher, trabalhadora, trabalhadores)

O uso de inteligência artificial (IA) entre os chamados trabalhadores do conhecimento no Brasil subiu para 82% em 2024, frente aos 46% registrados em 2023. Essa tecnologia está impulsionando a produtividade e o bem-estar no ambiente de trabalho, argumenta a fabricante americana HP, que revelou recentemente os resultados para o País da segunda edição do Índice de Relacionamento com o Trabalho.

O estudo busca saber como a tecnologia está moldando a relação entre pessoas e seus trabalhos. Segundo a companhia, o estudo mostra que as que utilizam a IA estão mais felizes na relação com o emprego do que aquelas que não o fazem. E que 80% dos usuários de IA no Brasil estão personalizando a tecnologia para aumentar produtividade.

Leia também: Escala 6×1 vs. 4×3: como o setor de tecnologia se adapta à jornada reduzida

“Com a rápida digitalização e a adoção de tecnologias emergentes, como a IA, as empresas brasileiras têm uma oportunidade única de oferecer ambientes de trabalho mais personalizados e eficientes”, diz em comunicado Ricardo Kamel, diretor geral da HP Inc. no Brasil. “A IA está permitindo que os trabalhadores não apenas melhorem sua produtividade, mas também tenham uma relação mais saudável e equilibrada com o trabalho.”

O estudo aponta que 84% dos trabalhadores brasileiros acreditam que uma melhor compreensão da IA pode acelerar suas carreiras, muito embora 31% dizem que as empresas em que trabalham não oferecem treinamento para o uso da tecnologia.

O estudo foi encomendado pela HP e feito pela Edelman Data & Intelligence (DXI), que coletou dados entre 10 de maio e 21 de junho de 2024 em 12 países, incluindo o Brasil. Foram 15,6 mil respondentes no total – 12 mil trabalhadores do conhecimento (mil em cada país); 2,4 mil decisores de TI (200 em cada país); e 1,2 mil líderes de empresas (cem em cada país).

O Índice de Relacionamento com o Trabalho da HP pode ser lido (em inglês) nesse link.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!