Trump nomeia Brooke Rollins como nova secretária para Departamento de Agricultura
O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, revelou neste sábado (23) a nomeação de Brooke Rollins para o cargo de secretária da Agricultura, finalizando assim a composição de seu gabinete. Rollins, que tem 52 anos, é a atual diretora-executiva da America First Policy Institute, uma entidade sem fins lucrativos que apoia a agenda política de Trump. Caso sua nomeação seja aprovada pelo Senado, Rollins assumirá a liderança de uma agência que desempenha um papel crucial para a população e as empresas nos Estados Unidos. A formação do gabinete inclui diversas figuras proeminentes, cada uma com responsabilidades específicas. Entre os nomeados, destaca-se Marco Rubio, senador da Flórida, que foi escolhido para o cargo de secretário de Estado. Pam Bondi, ex-procuradora-geral da Flórida, ocupará a posição de Procuradora-Geral, enquanto Pete Hegseth, conhecido apresentador da Fox News, será o novo Secretário de Defesa.
Além disso, Kristi Noem, governadora da Dakota do Sul, foi indicada para ser a Secretária de Segurança Interna. Lori Chavez-DeRemer, deputada pelo Oregon, assumirá o cargo de Secretária do Trabalho. Outros integrantes do gabinete incluem John Ratcliffe, ex-congressista do Texas, que será o Diretor da CIA, e Tulsi Gabbard, ex-deputada democrata, que ficará à frente como Diretora Inteligência Nacional.Também, Mehmet Oz, um médico famoso, foi nomeado Administrador do Medicare e Medicaid. Lee Zeldin, ex-congressista de Long Island, será o Administrador da Agência de Proteção Ambiental, enquanto Elise Stefanik, deputada de Nova York, atuará como Embaixadora na ONU. Já Robert F. Kennedy Jr., advogado ambientalista, foi escolhido para ser o Secretário de Saúde e Serviços Humanos.
Doug Burgum, governador da Dakota do Norte, assumirá o cargo de Secretário do Interior, e Doug Collins, ex-representante da Geórgia, será o Secretário de Assuntos de Veteranos. O bilionário Scott Bessent foi nomeado Secretário do Tesouro, enquanto Howard Lutnick, um executivo de Wall Street, será o Secretário de Comércio. Sean Duffy, ex-congressista de Wisconsin, foi indicado para o cargo de Secretário de Transportes. Martin A. Makary, cirurgião da Universidade Johns Hopkins, será o Comissário da Agência de Administração Federal de Alimentos e Medicamentos, e Chris Wright, CEO de uma empresa de fracking, assumirá a posição de Secretário de Energia. Linda McMahon, ex-executiva de uma companhia de luta livre, será a nova Secretária de Educação.
Por fim, Matthew G. Whitaker, que atuou como procurador-geral interino, foi nomeado Embaixador na OTAN. Scott Turner, ex-jogador de futebol americano, será o Secretário de Habitação e Desenvolvimento Urbano, enquanto Dave Weldon, ex-congressista da Flórida, assumirá a direção dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças. Russell T. Vought, que já foi diretor do OMB no primeiro mandato, será o novo Diretor do Escritório de Gestão e Orçamento. Dessa forma, Trump completa escolha para altos cargos de seu gabinete .
*Reportagem produzida com auxílio de IA
Publicado por Victor Oliveira