UE investe 142 milhões de euros em plantas de chips fotônicos na Holanda

chips, milhões,

A União Europeia investirá 133 milhões de euros (US$ 142 milhões) em instalações de produção piloto para semicondutores fotônicos na Holanda, anunciou o ministério da economia holandês nesta segunda-feira (11). A informação foi revelada pela Reuters.

Segundo a publicação, o financiamento faz parte de um total de 380 milhões de euros destinados a estabelecer fábricas de semicondutores fotônicos em toda a Europa, sob o programa “Chips Joint Undertaking”, uma parceria público-privada europeia para promover pesquisa e desenvolvimento na indústria de semicondutores.

Leia também: Slack: 35% dos brasileiros sentem desconforto para admitir uso de IA no trabalho

Os semicondutores fotônicos utilizam luz, em vez de elétrons, para realizar cálculos, apresentando vantagens em velocidade e consumo de energia. Isso os torna cada vez mais úteis para aplicações em centros de dados e automóveis.

“Fotônica é uma tecnologia de importância estratégica”, afirmou em comunicado o ministro da economia holandês, Dirk Beljaarts. “Nosso objetivo é conquistar uma forte vantagem competitiva europeia, desde conhecimento, inovação e cadeias de suprimentos até produtos finais.”

Apoio à indústria

No ano passado, executivos de algumas das maiores empresas europeias de chips fotônicos pediram à União Europeia que apoiasse a indústria crescente com um financiamento de 4,25 bilhões de euros para ajudá-la a competir com rivais da Ásia e dos Estados Unidos.

Após ser incumbido pela Comissão Europeia de explorar como a UE poderia manter sua economia verde e digital competitiva em tempos de crescentes tensões globais, o ex-chefe do Banco Central Europeu, Mario Draghi, disse em um relatório, em setembro, que o bloco precisaria investir muito mais e muito mais rápido para acompanhar economicamente os EUA e a China.

Espera-se que o trabalho nas instalações holandesas comece em 2025, liderado pelas universidades de Eindhoven e Twente, em cooperação com o instituto de conhecimento holandês TNO. As empresas que utilizarem as instalações irão co-investir no projeto.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!