Unimed do Brasil lança três healthtechs para unificar sistemas de cooperativas

Omar Abujamra Junior, Unimed do Brasil

A Unimed do Brasil aproveitou a 53ª Convenção Nacional Unimed, realizada entre 9 e 12 de outubro em Campinas (SP), para anunciar o lançamento de três startups: a Nexdom, a Yuni Digital e a Interall. As três foram desenvolvidas a partir de soluções já usadas pelas cooperativas do Sistema Unimed, e têm como objetivo aprimorar eficiência operacional e qualidade dos serviços de saúde prestados.

Segundo Omar Abujamra Junior, presidente da Unimed do Brasil, as healthtechs têm como objetivo “democratizar o acesso a soluções tecnológicas avançadas”. “Com o lançamento da NEXDOM, Yuni Digital e Interall, reforçamos nosso compromisso com a inovação e proporcionamos ferramentas de ponta para otimizar a gestão e aprimorar a experiência dos nossos clientes”, diz, em comunicado.

Leia também: Em parceria inédita, AMD e Intel se unem para acelerar inovações em sistemas x86

O lançamento das empresas é resultado do Programa Sinergia Unimed, parte do plano diretor de tecnologia (PDTI) da cooperativa lançado em 2023 com objetivo de convergir recursos tecnológicos em todas as 340 cooperativas e empresas da marca. O programa contempla unificação de sistemas de gestão, interoperabilidade de dados, governança digital, inovação aberta, telemedicina e canais de atendimento digital.

“A negociação de infraestrutura tecnológica em escala nacional gerou uma economia de mais de R$ 80 milhões para 120 cooperativas até agosto deste ano”, diz Abujamra, sobre os resultados já obtidos.

O Lab – Hub Unimed, centro de inovação da Unimed do Brasil cirado como parte do PDTI, fomenta inovação aberta e oferece capacitação para cooperativas, e conectou até agora cerca de 300 Unimeds a 131 startups, além de investidores e aceleradoras. A expectativa é que o Sistema Unimed encerre 2024 com mais de R$ 100 milhões em investimentos em startups.

Três startups

Segundo a Unimed do Brasil, cada uma das três startups lançadas tem objetivos distintos. A Nexdom é especialista em sistemas de gestão para operadoras de planos de saúde, e consolida cinco sistemas utilizados por cooperativas Unimed. A empresa já atende 140 cooperativas, que somam 6,5 milhões de beneficiários.

Já a Yuni Digital unifica aplicativos e portais digitais do Sistema Unimed, sendo uma solução para clientes e médicos cooperados.

Por último a Interall, focada em interoperabilidade de dados, conecta mais de 40 operadoras Unimed e gerencia 40 milhões de registros clínicos de pacientes. O objetivo é permitir fluxo seguro e eficiente de informações entre sistemas, sonho antigo do setor de saúde como um todo, especialmente o privado.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!