Vagas abertas para trabalho remoto despencam para menos de 4% em junho

home office, trabalho remoto

O número de vagas abertas que oferecem a possibilidade de fazer home office despencou nos últimos meses, revelou uma pesquisa realizada pela Cortex. De acordo com o levantamento, das mais de 800 mil oportunidades abertas, nos principais portais de vagas do país, somente 30,8 mil citam o home office na descrição, o que corresponde a 3,7% do total.

O número é o menor registrado desde julho de 2022.

O setor de tecnologia é ainda um dos setores que mais oferece oportunidade para home office, ficando, porém, atrás do setor de serviços. Enquanto este último concentra 31,3% das vagas remotas, somando mais de 9 mil oportunidades, o setor de TI oferece 7.969 posições para trabalhar de casa.

O setor de serviços, de acordo com o monitoramento da Cortex, contempla atividades desde agências de viagens até ensino e treinamento, por exemplo. Varejo é o terceiro setor que lidera ofertas de trabalho com home office, com 4.141 posições.

Leia também: Setor de TIC no Brasil é um dos que mais vai contratar no 3º trimestre

Já em relação aos estados, o que tem mais empresas abertas à possibilidade de oferecer oportunidades de trabalho à distância é São Paulo, seguido por Rio de Janeiro, Curitiba, Belo Horizonte e Porto Alegre.

“Algumas pesquisas apontam o trabalho remoto como modelo preferido entre muitos colaboradores, além disso, ele possibilita a busca por profissionais especializados por todo o país, o que é um benefício excelente para as empresas, que não precisam se limitar aos locais onde estão seus escritórios para buscarem talentos. Entretanto, algumas podem não se sentir seguras em garantir esse modelo como formato definitivo de trabalho, por isso muitas ainda optam por não colocar na descrição das vagas”, explicou Paulo Leitner, Diretor de pessoas da Cortex.

Na lista abaixo, confira as profissões com mais vagas abertas para trabalho remoto

  • Desenvolvimento de programas de computador sob encomenda;
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial;
  • Consultoria em tecnologia da informação;
  • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis;
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!