Vale do Dendê faz parceria para fazer projetos em Cabo Verde
A Vale do Dendê acaba de firmar parceria para realizar projetos em Cabo Verde, na África, por intermédio do Instituto de Apoio e Promoção Empresarial, Pró-Empresa, que através do programa “Cabo Verde Digital” desenvolve projetos para transformar o país africano como um polo de empreendedorismo digital. Esse movimento é primeira iniciativa da aceleradora baiana na África.
Com a assinatura do Memorando de Entendimento, realizada durante o Web Summit Rio 2023, Cabo Verde e a Vale do Dendê buscam fortalecer o ecossistema de empreendedorismo de base tecnológica em ambas as regiões. A colaboração estratégica visa criar um ambiente propício para a troca de ideias e networking, além de estabelecer uma porta de entrada para o mercado brasileiro para empreendedores baseados em Cabo Verde, e vice-versa, estabelecer a ponte com o continente africano para os empreendedores na Bahia, Brasil.
Segundo Paulo Rogério, cofundador da Vale do Dendê, a aceleradora brasileira pretende contribuir para o desenvolvimento do ecossistema de empreendedorismo digital de Cabo Verde, e promover programas de estímulo ao desenvolvimento colaborativo de projetos inovadores.
O Memorando de Entendimento terá vigência pelo período de dois anos, e pretende promover o intercâmbio sobre programas de capacitação, acesso a fundos e eventos especializados entre os dois ecossistemas, fomentar parcerias e negócios entre empreendedores e Startups dos dois ecossistemas, promover o acesso a uma rede de contatos relevante ao nível dos dois mercados, facilitar o acesso a programas direcionados às nômades digitais nos dois ecossistemas, e promover a colaboração através de mobilidade temporária de recursos entre a Cabo Verde Digital e o Vale do Dendê.