Vale Ventures adquire participação na startup Allonnia

Vale Ventures

A Vale Ventures, braço de corporate venture capital da Vale, adquiriu uma fatia minoritária da startup Allonnia, de biologia transformacional com sede em Boston (EUA). A aquisição se dá após o grupo participar da extensão do aumento de capital Série A da Allonia, que alcançou o total de US$ 30 milhões.

Segundo a Vale, a tecnologia da Allonnia tem o potencial de revolucionar a maneira como alguns processos são realizados na mineração. A startup adota abordagens inovadoras em biotecnologia e engenharia para desenvolver novos sistemas biológicos, que podem ser usados em várias aplicações industriais.

“Na Allonnia, vemos um parceiro estratégico que pode apoiar nosso objetivo de promover a mineração com baixa pegada de carbono, usando tecnologias de ponta para ajudar a reduzir e dar uma nova destinação aos resíduos de nossos processos”, explica Bruno Arcadier, head da Vale Ventures. “Este é um grande passo à medida que continuamos a colaborar com startups com visão de futuro que trazem grandes ideias e pensamento ousado para o desafio de nos tornarmos líderes em mineração sustentável”.

Vale Ventures nos últimos anos

A Vale Ventures foi anunciada em julho de 2022. O fundo comprometeu, até então, US$ 100 milhões em capital para investimentos em startups de tecnologia. Além da Allonnia, a iniciativa tem em seu portfólio uma participação na Boston Metal, startup que desenvolve soluções para a descarbonização da produção de aço.

Parte de sua estratégia é adquirir participações minoritárias em startups focadas em temas relacionados à mineração sustentável, como descarbonização na cadeia de mineração; mineração sem resíduo; metais de transição energética e mineração do futuro, investindo em novas tecnologias que buscam mudar a forma como as empresas de mineração administram seus negócios.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!