Valve apresenta novas regras para conteúdo de IA no Steam

Steam Valve

A Valve revelou mudanças significativas na maneira como gerencia o conteúdo de inteligência artificial (IA) em sua plataforma Steam. A atualização, divulgada através de um blog da comunidade, estabelece uma seção de divulgação para os desenvolvedores descreverem como suas criações utilizam a IA generativa. Essa iniciativa ocorre em meio a um debate em crescimento sobre a ética da IA na indústria de jogos.

A empresa de jogos eletrônicos planeja destacar essa informação na página da loja Steam, permitindo que os jogadores compreendam como a IA é aplicada nos jogos. Além disso, ela está projetando um novo sistema que permitirá aos usuários denunciarem conteúdo ilegal nos jogos que incorporam IA gerada ao vivo.

Leia também: TecToy retoma investimentos em games e estuda se tornar plataforma de publicação de jogos nacionais

“As mudanças de hoje são o resultado de melhorarmos nossa compreensão do cenário e dos riscos neste espaço, bem como de conversarmos com desenvolvedores de jogos que usam IA e com aqueles que criam ferramentas de IA. Isso nos permitirá estar muito mais abertos ao lançamento de jogos usando IA no Steam”, diz o comunicado da empresa.

A Valve definiu uma exceção: conteúdo adulto criado com IA gerada ao vivo não será permitido na plataforma por enquanto. No entanto, ela se mostrou aberta a revisar essa decisão conforme o progresso legal em torno da IA e a evolução da situação.

A Valve, que no ano passado admitiu estar aprendendo sobre a IA, pediu desculpas por ter levado tempo para chegar a essas conclusões. No entanto, a empresa afirmou que não queria tomar decisões precipitadas sobre políticas complexas que impactam desenvolvedores e jogadores.

*Com informações da IGN

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!