Vinculada ao WiFi 6E, tecnologia AFC deve começar a ser regulada em 2023

Tecnologia AFC deve começar a ser regulada em 2023
Consultoria estima que solução AFC deve começar a ser regulada a partir de 2023 (crédito: Freepik)

A tecnologia AFC (sigla em inglês para “Automated Frequency Coordination”) deve começar a ser regulada nos Estados Unidos e, possivelmente, no Canadá em 2023, estima a Maravedis Wireless Infrastructure Analysts, consultoria especializada em conexão de WiFi.

Na prática, a AFC é uma solução de banco de dados de espectro necessária para aplicações de alta potência que operam na frequência de 6 GHz em áreas externas (outdoor) e internas (indoor).

Segundo a Maravedis, a adoção da banda de 6 Ghz para uso não licenciado continuará a crescer em todo o mundo. Com isso, órgãos reguladores deverão iniciar os processos de normatização.

A Comissão Federal de Comunicações, órgão regulador da área de telecomunicações e radiodifusão dos Estados Unidos, já aprovou treze organizações para operar serviços AFC. Além disso, no território norte-americano, o número de dispositivos disponíveis no mercado com suporte ao WiFi 6E já chega a 1.095, sendo a vasta maioria PCs.

“Esperamos que o AFC continue seu impulso em 2023 com muito mais pontos de acesso e dispositivos compatíveis com 6E. A expectativa é de que reguladores em alguns países, como os Estados Unidos e talvez o Canadá, aprovem operadores iniciais de AFC, e os primeiros pontos de acesse de energia sejam lançados no mercado”, pontua a consultoria.

Conforme as projeções da Maravedis, o Brasil e a Europa também devem continuar “avançando no desenvolvimento de regras regulatórios para a operação do sistema AFC”.

TESTE NO BRASIL

No último dia 3, a Qualcomm, ao lado de empresas provedoras de internet, instalou uma conexão de WiFi 6E outdoor em São Paulo, a primeira do tipo em toda a América Latina. O sinal utiliza a banda de 6 Ghz e ficará disponível por dois meses, mediante uma licença de Uso Temporário de Espectro (UTE) providenciada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

O projeto-piloto, que deve subsidiar a consulta pública sobre o uso outdoor do Wifi 6E, utiliza uma plataforma AFC. Segundo a Qualcomm, a tecnologia garante que o sinal não se misture com os de conexões fixas existentes na região.

Sobre a escolha da entidade que vai controlar a potência de transmissão do Wifi 6E outdoor, por meio do AFC, a Connectoway, distribuidora da chinesa Huawei, já se manifestou defendendo que seja um operador neutro, em vez de um fabricante do sistema.

O post Vinculada ao WiFi 6E, tecnologia AFC deve começar a ser regulada em 2023 apareceu primeiro em TeleSíntese.