Vision Pro: Apple apresenta óculos de realidade aumentada

A Apple anunciou nesta segunda-feira (05) sua entrada oficial no mercado de realidade aumentada. Durante o WWDC, a companhia revelou o Vision Pro, dispositivo que promete uma integração natural entre o mundo real e virtual.

“É o primeiro produto da Apple que você olha através, e não para”, disse Tim Cook, CEO da companhia, na primeira aparição pública do dispositivo. O produto foi apresentado como um “computador espacial” e, na visão da empresa, entregará uma interface conhecida por usuários, similar à do iPhone ou de dispositivos Mac, mas em três dimensões.

“Criar nosso primeiro computador espacial exigiu invenção em quase todas as facetas do sistema”, disse Mike Rockwell, vice-presidente do Technology Development Group da companhia. “Através de uma forte integração de hardware e software, projetamos um computador espacial independente em um formato compacto e vestível que é o dispositivo eletrônico pessoal mais avançado de todos os tempos.”

O Vision Pro é visto como uma “nova dimensão” da computação pessoal, que poderá ser utilizado em aplicações de pessoais de lazer, como para assistir filmes ou navegar pela internet, ou até mesmo para o trabalho remoto. O dispositivos é primariamente um óculos de realidade aumentada, mas pode se converter em um óculos de realidade virtual com um botão integrado.

Leia também: 6 dicas de produtividade pouco conhecidas do Mac

Conforme indicavam rumores, o Vision Pro poderá ser controlado com movimentos das mãos do usuário, com comandos de voz e através de olhares. Seu acabamento é em alumínio e sua construção inclui 12 câmeras e cinco sensores. No visor, um sistema de exibição de “resolução ultra-alta” inclui 23 milhões de pixels alimentados por um chip personalizado da Apple.

Para melhorar a produtividade, o Vision Pro inclui suporte para acessórios Bluetooth, incluindo o Magic Keyboard e o Magic Trackpad, e pode ser conectado ao Mac para permitir uma navegação virtual pelo computador desktop da Apple. Aplicativos como o FaceTime terão interfaces completamente novas no dispositivo, permitindo uma interação mais realista com participantes de videochamadas.

O óculos de realidade aumentada será lançado no início do ano que vem nos Estados Unidos. Outros países deverão recebê-lo ainda em 2024, mas a lista não foi anunciada oficialmente. O produto custará US$ 3.499.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!