Vtex cresce no B2B e se torna alternativa para SAP e Oracle

vtex

Há dois anos, a brasileira de digital commerce Vtex decidiu investir no B2B e os resultados já são expressivos, segundo Mariano Gomide, fundador da companhia. O executivo, que falou em coletiva de imprensa no Vtex Day, evento para a comunidade de e-commerce, destacou que recentemente a IDC posicionou a empresa como líder global de B2B, sendo top 4 entre as marcas.

“O mercado quer vender mais e gastar menos. Outras empresas, como a de três letras azul e a vermelha, são muito caras. A estrutura brasileira B2B concentra a grande força no representante. Mas o representante quando bate a meta não vai andar mais para fechar mais negócio. A nossa força de distribuição digital atinge regiões que o representante não atinge”, alfinetou ele.

Para o executivo, o futuro do comércio B2B promete uma ruptura nos próximos cinco anos, de forma semelhante ao que aconteceu há 15 anos no mercado B2C. O executivo lembrou que a Vtex é uma empresa de digital commerce, e não apenas uma empresa de software, com foco na entrega de soluções para marcas e varejo para o “connected commerce”, promovendo soluções para que as empresas possam aumentar a lucratividade sem precisar gastar com tecnologia dentro de casa.

Executivos da Vtex no Vtex Day 2024

Santiago Alvarez, Chief Revenue Officer da Vtex, Mariano Gomide, fundador da Vtex, Geraldo Thomaz, CEO da Vtex, e Rafaela Rezende, gerente-geral da Vtex Brasil

Gomide afirmou que a Vtex é o ‘backbone’ do comércio conectado em mais de 43 países, capacitando empresas em todo o mundo a alcançar seu potencial máximo. “O mundo caminha para eficiência. Os juros altos permanecerão e o varejo é diretamente impactado por esse cenário. Todo movimento econômico que traz crise, traz desafios para a cadeia. Estamos dentro desse contexto. Clientes Vtex performam mais, porque nossa tecnologia está preparada para entregar mais rentabilidade”, destacou.

Geraldo Thomaz, o CEO da Vtex, apontou que apesar de os juros altos impactarem o setor, há vemos oportunidades de crescimento por meio da inovação e da inteligência artificial (AI). Ele apontou para o avanço do retail media com uso mais inteligente de IA para garantir mais rentabilidade para o varejo e mais assertividade na oferta para clientes. Segundo ele, a Vtex tem usado IA em suas soluções para ajudar seus clientes em suas jornadas de forma mais eficiente.

Rafaela Rezende, gerente-geral da Vtex Brasil, compartilhou sua visão sobre o potencial do segmento B2B, destacando: “Estamos apostando na digitalização de setores tradicionais, como o agronegócio, e capacitando os vendedores a desempenhar um papel mais ativo na jornada do cliente.” A abordagem centrada no cliente e omnicanal foi destacada pela executiva, que evidenciou a importância da adaptação às demandas do mercado. De acordo com ela, já há diversos casos da Vtex na área, incluindo marcas como Black & Decker, Eletrolux e Supercampo.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!