Como usar o WhatsApp para aumentar vendas no Dia dos Pais

WhatsApp

O Dia dos Pais é uma importante data para o varejo online. Em 2022, as compras para os pais no e-commerce resultaram em um faturamento de R$ 5,9 bilhões, segundo dados da Neotrust. Para especialistas do setor, a expectativa para o evento deste ano é ainda maior.

Para muitos lojistas, o WhatsApp é uma das ferramentas que permite agilizar o atendimento, mas também oferece um canal ágil para pagamentos. Em abril, o mensageiro da Meta lançou o serviço de pagamentos com cartão de débito, crédito e pré-pago entre pessoas e pequenos e médios estabelecimentos pelo próprio aplicativo.

O recurso complementa outro mais conhecido entre os usuários que é a transferência de dinheiro entre aqueles que utilizam o aplicativo.

Daniel Tafelli, Superintendente Executivo de Produtos Digitais da Getnet Brasil, empresa de tecnologia e soluções de pagamento, lembra que empreendedores podem se beneficiar com o WhatsApp Business para melhorar as vendas e o relacionamento com consumidores em datas comemorativas como o Dia dos Pais.

“Ao usar os pagamentos pelo WhatsApp, o estabelecimento pode criar um catálogo de produtos e serviços, incluindo seu preço, imagens e detalhes. Uma boa prática para essa data pode ser listar no catálogo os produtos de maior interesse e fomentar a comunicação pelo WhatsApp para incentivar as vendas”, destaca Tafelli.

Dia dos Pais: 10 ciberataques comuns nessa época do ano

Vale destacar que as vendas pelo WhatsApp Business são possíveis com cartões de crédito, débito e pré-pago. O recurso de pagamentos no WhatsApp Business é ativado pelo Meta Pay e processado pelo parceiro de pagamento.

Prezando pela segurança, os números dos cartões são criptografados e armazenados e, para cada nova transação, é necessário que o consumidor crie um PIN de pagamento. “É importante ler com atenção todos os termos de uso, seguir corretamente o passo a passo de cadastramento e informar o código do seu estabelecimento comercial para realizar o vínculo entre as contas”, reforça Tafelli.

Na lista a seguir, Tafelli destaca algumas vantagens competitivas que os lojistas terão ao utilizarem o WhatsApp em seus negócios.

1. Comodidade

Uma das principais vantagens do pagamento pelo WhatsApp é a comodidade que o empreendedor pode oferecer para os seus clientes. Em uma única conversa, você pode esclarecer dúvidas, ofertar produtos ou serviços e dar a opção de pagamento sem a necessidade de tirá-lo do ambiente do WhatsApp para concluir a transação. Além disso, o seu negócio ganha mais uma forma de venda agilizada, auxiliando o fluxo de caixa.

2. Segurança

Os números dos cartões são criptografados e armazenados com segurança. As pessoas devem criar um PIN de pagamento (ou biometria) e usá-lo para cada pagamento. Além disso, o número do cartão é tokenizado, com base nas tecnologias das bandeiras, para proteger os dados e reduzir o risco de fraude.

3. Simplicidade

O pagamento via WhatsApp pode simplificar as transações para as vendas realizadas por mensagens. Seu cliente não vai precisar sair da conversa e acessar o aplicativo do banco para realizar a compra, sendo necessários poucos toques na tela para concluir a transação.

4. Oportunidade

O uso do WhatsApp para pagamentos é oportuno para expandir a base de clientes. Segundo Tafelli, muitos consumidores já preferem usar o aplicativo para se comunicar com pequenas empresas, como lojas de vestuário e esportes, além de pizzarias e padarias, por exemplo. Sendo assim, concluir os pedidos oferecendo mais um meio de pagamento seguro pela ferramenta pode ser mais fácil para o seu time de vendas e atendimento.

5. Praticidade na Gestão

Você pode acompanhar o status do pagamento em tempo real na própria ferramenta. Assim, fica mais fácil se manter atualizado das vendas e garantir uma boa experiência ao seu cliente.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!