X nomeia novo CFO enquanto Musk foca na administração Trump
O jornal The Wall Street Journal, divulgou que o X, de Elon Musk, anunciou Mahmoud Reza Banki como novo diretor-financeiro (CFO). Banki, que ocupou o mesmo cargo na plataforma de streaming Tubi, entrou para a equipe da X em novembro.
Ele é o primeiro CFO público da X, embora outros executivos tivessem preenchido temporariamente a função desde que Musk adquiriu a empresa. Banki foi perdoado pelo ex-presidente Donald Trump em 2021, após ser condenado por declarações falsas em 2010, mas teve as acusações de violação de sanções contra o Irã anuladas em recurso.
Leia também: Para competir com OpenAI, X testa versão gratuita do chatbot de IA Grok
Novo CFO em momento crítico
Banki assume as operações financeiras da X em um momento crucial. Desde a aquisição da plataforma, a empresa tem enfrentado uma grande dívida, além de queda acentuada na receita publicitária. Em 2023, a X anunciou que seu valor de mercado havia caído pela metade, para cerca de US$ 19 bilhões.
A Morgan Stanley, banco líder no financiamento da aquisição do Twitter, tentou convencer Musk a contratar um CFO durante o processo de compra, mas ele optou por trazer executivos de outras empresas do seu conglomerado, que ajudaram a cortar despesas e a reduzir o quadro de funcionários em 80%.
Recomeço para Banki
A nomeação marca uma reviravolta na carreira de Banki, que é formado em Engenharia Química pela Universidade de Princeton e foi consultor na McKinsey & Co. Após ser condenado em 2010, Banki passou quase dois anos na prisão antes de ser liberado após um recurso bem-sucedido. Seu perdão por Trump permitiu que ele voltasse à vida profissional, uma vez que as acusações o impediam de retomar uma carreira normal.
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!