X volta a funcionar para alguns usuários, apesar de bloqueio judicial

Twitter, X, Elon Musk

Na manhã desta quarta-feira (18/9), alguns usuários brasileiros voltam a acessar a rede social X, antigo Twitter, apesar da suspensão imposta pelo Supremo Tribunal Federal (STF). A decisão de bloquear o X segue em vigor, assim como a multa de R$ 50 mil para quem tentar acessar a rede via VPN ou outros meios de contorno da medida judicial.

A suspensão, decretada pelo ministro Alexandre de Moraes, ocorre desde 30 de agosto, após o dono da plataforma, Elon Musk, não atender a exigências judiciais que determinavam a nomeação de um representante da empresa no Brasil. A falta de um interlocutor formal, capaz de responder a processos judiciais no país, motivou o bloqueio.

Leia também: 5 dicas de alfabetização de dados para transformar seu negócio

Desde a decisão, Musk critica o STF e, especialmente, Moraes, que se mantém firme na decisão de bloquear a rede social. Mesmo com a resistência pública de Musk, o empresário acabou pagando uma multa de mais de R$ 18 milhões nos últimos dias, valor referente ao descumprimento de medidas anteriores.

Relatos de usuários indicam que o acesso à rede está sendo realizado, mas, até o momento, apenas pelo aplicativo. O X tem cerca de 24 milhões de usuários no Brasil e é uma das principais plataformas de comunicação e divulgação de informações no país, utilizada tanto por veículos de imprensa quanto por profissionais de diversas áreas.

O cenário ainda permanece incerto. O STF não emitiu novos pareceres sobre a possível retomada plena do serviço, e a suspensão segue tecnicamente em vigor, com sanções para quem tentar burlar a proibição.

*Com informações do Jornal de Brasília

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!