Huawei domina mercado chinês enquanto Apple enfrenta queda nas vendas
As vendas de smartphones da Huawei estão em ascensão na China, registrando um crescimento de 70% no primeiro trimestre deste ano. Este aumento coloca a Huawei em posição de ameaçar a liderança da Apple no maior mercado de smartphones do mundo.
Enquanto a Huawei experimenta um retorno notável após tensões comerciais entre os EUA e a China, a Apple enfrenta um declínio de mais de 19% nas vendas no mesmo período, de acordo com a Counterpoint Research, caindo para o terceiro lugar em participação de mercado.
Leia também: Gao Kexin é novo CEO da Huawei Brasil
No primeiro trimestre deste ano, a Apple enfrentou uma reviravolta no mercado de smartphones da China. Após liderar com quase 20% de participação em 2023, a empresa agora caiu para o terceiro lugar, com sua fatia de mercado reduzida para 15,7%. Enquanto isso, a Huawei, sua concorrente chinesa, viu um salto significativo em sua participação, subindo para 15,5% em comparação com os 9,3% do ano anterior.
A disputa tecnológica EUA-China pode ter ajudado nisso. No ano passado, o lançamento do Huawei Mate 60 Pro atraiu atenção internacional quando o governo dos EUA solicitou informações detalhadas sobre seu sofisticado processador.
Esse episódio surpreendeu os especialistas da indústria, levantando dúvidas sobre como a Huawei conseguiu adquirir esse componente, dado o contexto de restrições impostas pelos EUA para limitar o acesso chinês à tecnologia de chips estrangeiros por razões de segurança nacional.
O desafio da Apple na China é agravado por sua queda de 10% nas vendas globais de smartphones, segundo a IDC, indicando uma perda de ritmo que se estende além da China.
*Com informações da CNN
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!