A.Yoshii Engenharia abraça inovação e ganha diferencial competitivo
Um programa de inovação aberta e interna com foco no quadro de colaboradores, fornecedores do mercado e startups para atrair, por meio de soluções disruptivas, criativas e inovadoras, diferenciais competitivos para as áreas operacional e de estratégia da construção civil.
Este é o Programa INOVA.YOSHII, projeto transformador que fez com que seu criador, Michael Vicentim, Superintendente de TI e Inovação da A.Yoshii Engenharia, ganhasse o Prêmio Executivo de TI do Ano 2023 na categoria Indústria da Engenharia e Construção.
Leia também: Conheça os CIOs vencedores do prêmio Executivo de TI 2023!
A ideia para o projeto nasceu da percepção de Michael, quando chegou à companhia em 2018, de que a TI ainda exercia um papel tradicional, somente operacional, e que vinha acumulando reclamações dos colaboradores quanto à sua eficiência. Em alinhamento com o CEO do grupo e a diretoria executiva, identificou a necessidade de trazer o tema inovação à cultura da empresa.
Depois de renovar a casa, reestrututrando a área de TI para um papel estratégico no negócio, Michael se dedicou em planejar as melhores estratégias para trazer inovação à companhia, culminando, em 2022, na criação do Programa INOVA.YOSHII.
“O maior desafio foi a grande mobilização para mudar uma cultura tradicional estabelecida há mais de 50 anos, fazer a diretoria acreditar no movimento e nos ganhos que a virada de chafe promoveria não só à companhia como aos colaboradores e clientes”, pontua o executivo.
Inovação de todos para todos
O projeto da construtora paranaense envolveu não somente o time de TI e de inovação, como todas as áreas e colaboradores. “Todos os funcionários participam sugerindo ideias, projetos de melhorias para suas respectivas áreas. As melhores ideias são selecionadas e premiadas com dinheiro, divulgação nas redes sociais da empresa e um certificado, ao final dos respectivos ciclos do programa”, explica Michael.
Segundo ele, no primeiro ciclo feito em 2022, foram 239 ideias registradas pelos colaboradores,10 ideias premiadas – aquelas com projeção de maior retorno sobre o investimento – e 63 ideias bonificadas, que têm potencial de retorno sobre o investimento, com a necessidade de maior entendimento e registro da tese de retorno.
Além do intraempreendedorismo, fomentando a inovação interna, o programa também é pautado na inovação aberta, conectando a empresa com startups disponíveis no mercado. No ano passado, 477 startups foram conectadas ao hub digital criado pela A. Yoshii, sendo 55 delas com potencial para fornecimento de solução, com impacto positivo para o negócio do grupo. Parte dessas soluções estão em fase de POC ou já entraram como fornecedor da companhia.
Desafios vencidos e resultados atingidos, incluindo a percepção de inovação nos produtos por parte dos clientes, melhorando a satisfação e, consequentemente, o aumento das vendas, a companhia se prepara para um novo ciclo do programa. Nele, novas ideias de colaboradores serão avaliadas e premiadas, podendo se transformar em novos projetos inovadores.
*Texto originalmente publicado na 29ª edição da Revista IT Forum, disponível aqui.
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!