Acer quer 30% de plástico reciclado nos principais produtos até 2025

Alexandre Gerardo, Acer

Um mundo mais igualitário, sustentável e conectado. É com essa bandeira que a Acer quer fazer a diferença e gerar impacto positivo no meio ambiente. A empresa soma uma série de estratégias nesse sentido e uma das metas da fabricante em torno do assunto está em alcançar até 30% de conteúdo de plástico reciclado pós-consumo (PCR) em seus principais produtos até 2025.

A empresa também enviou 15 milhões de unidades utilizando plásticos PCR, contribuindo para a redução do uso de plástico virgem. A Acer revela estar comprometida em utilizar embalagens mais sustentáveis. Com uma meta de até 85% da embalagem interna para notebooks feita de polpa de papel reciclada, a empresa está reduzindo sua dependência de materiais virgens e incentivando o uso de recursos reciclados.

“Acreditamos no poder das pequenas ações para fazer a diferença e somar nosso potencial em cada uma delas. Por meio de ações e práticas sustentáveis, temos como objetivo gerar um impacto ambiental positivo significativo. Com o intuito de ampliar ainda mais essas ações, buscamos contribuir para a construção de um futuro mais sustentável e melhor para todos”, sintetiza Alexandre Gerardo, diretor-geral da Acer para o Brasil.

Segundo ele, a Acer implementa diversas medidas visando a redução do impacto ambiental de suas operações. Isso inclui a promoção de práticas sustentáveis na cadeia de suprimentos, o desenvolvimento de produtos com eficiência energética e materiais sustentáveis, além da implementação de programas de reciclagem.

Faltam 30 dias! Executivo de TI de 2023 segue com inscrições abertas

Um dos exemplos mencionados por ele foi o lançamento, em 2017, do Projeto Humanity, iniciativa global que busca responsabilidade tanto da empresa quanto dos indivíduos, com o objetivo de ajudar o próximo e o planeta. A iniciativa prioriza a cooperação com parceiros dedicados a causas sociais.

Outro programa citado por Gerardo é o programa Earthion, que trabalha em estreita colaboração com fornecedores e parceiros para gerar iniciativas ecologicamente corretas em sua cadeia de suprimentos. O programa abrange energia, design de produtos, design de embalagens, produção, logística e reciclagem.

O Earthion é impulsionado pela crença de que a colaboração mútua entre seus membros pode criar um impacto positivo no meio ambiente, revela ele.

Equipamentos sustentáveis

Com uma ampla gama de produtos, a Acer procura incluir sua premissa sustentável em seu portfólio. Isso inclui equipamentos e sistemas mais eficientes, como iluminação LED, programas de gestão de resíduos para promover a reciclagem e minimizar o descarte inadequado, operações logísticas para reduzir a emissão de gases de efeito estufa.

“Com essas atitudes diárias, já reduzimos nossa emissão de CO2 em 60 toneladas, reciclamos 20 toneladas de baterias que foram transformadas em novas e expedimos 8,8 milhões de produtos usando plástico reciclado pós-consumo”, contabiliza ele.

O purificador de ar Acerpure Pro Vero, por exemplo, ecoa a linha de produtos ecológicos Vero da Acer, utilizando 35% de materiais reciclados pós-consumo em seu corpo e reduzindo as emissões de CO2 em até 20% durante sua produção.

O notebook Aspire Vero e o projetor Acer Vero também incorporam mais de 40% de plástico reciclado pós-consumo em seus chassis e materiais totalmente recicláveis em suas embalagens.

Gerardo revela que a Acer também tem implementado medidas para enfrentar sua pegada de carbono e reduzir as emissões de gases de efeito estufa. “Entre as ações empreendidas, destacam-se a fabricação de notebooks com baixo consumo de energia, o investimento em energia renovável e a implementação de programas de reciclagem”, conta.

O grupo Acer utiliza ainda 45% de energia renovável até o momento. A empresa utiliza instalações de geração de energia renovável juntamente com medidas como Certificados de Energia Renovável (RECs) e Contratos de Compra de Energia (PPAs). A adoção pode ser vista nos escritórios e fábricas ao redor do mundo.

Redução do consumo de energia

A redução do consumo de energia também é uma prioridade para a Acer, destaca o diretor-geral. Com uma meta de redução de 45% no consumo de energia até 2025, em comparação com os níveis de 2016, a empresa está empenhada em aumentar a eficiência energética de seus produtos e diminuir sua pegada de carbono.

“Estamos engajando nossos fornecedores na redução de carbono. Um marco relevante é que 55% de seus fornecedores críticos atingiram a meta estabelecida pelo Science Based Targets (SBT) para a redução de carbono. A empresa também busca influenciar seus principais fornecedores na adoção de energia renovável, com a meta de que 80% deles se comprometam com a iniciativa RE100 até 2025”, finaliza ele.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!