Como o armazenamento inteligente de dados pode ajudar nas ações de sustentabilidade das empresas

projetos de ESG, sustentabilidade

Ao passo que empresas, governos e sociedade de forma geral avançam em suas iniciativas ambientais, sociais e de governança (ESG, na sigla em inglês), os departamentos de tecnologia da informação (TI) também ajudam a impulsionar ativamente os esforços nessa direção. Isso foi demonstrado em uma pesquisa do Enterprise Strategy Group, que mostrou que uma maioria significativa (93%) dos tomadores de decisão de TI leva em consideração a abordagem ESG de um fornecedor ao tomar decisões de compra em tecnologia. Além disso, na era digital que vivemos, o crescimento exponencial dos dados colocou imensa pressão sobre as organizações para adotarem práticas sustentáveis em todos os aspectos da sua operação.

Adotar uma postura de responsabilidade ambiental não diz respeito somente a uma agenda ESG eficiente. Estamos falando também de custos operacionais, que são relevantes para companhias de todos os portes. Isso é particularmente importante considerando os aumentos de preços de energia mais significativos que o mundo viu em cinco décadas, e o fato de que os data centers consomem aproximadamente 200 terawatts-hora (TWh) de eletricidade, o que representa quase 1% de toda a demanda global de eletricidade, não é de se surpreender que implementar um data center verde e atingir o aspecto “ambiental” do ESG seja a prioridade dos tomadores de decisão de TI.

Leia mais: Conheça as 10 empresas no Brasil que se destacam por seus relatórios ESG

É aí que entra o armazenamento moderno. Existem diversos benefícios no armazenamento de dados sustentável e como ele pode preparar o caminho para um futuro mais eficiente e sustentável em termos energéticos. Listo abaixo quais são eles e porque são benéficos:

Eficiência Energética: soluções sustentáveis de armazenamento de dados são projetadas para minimizar o consumo de energia utilizando tecnologias avançadas de hardware, incluindo unidades de estado sólido (SSDs) e processadores com eficiência energética. Ao otimizar a utilização de energia, as organizações podem reduzir significativamente as suas faturas de eletricidade, ao mesmo tempo que diminuem a sua pegada de carbono.

Redução energética com armazenamento definido por software: as tecnologias de virtualização e a computação em nuvem desempenham um papel fundamental no armazenamento sustentável de dados. Ao consolidar servidores físicos em máquinas virtuais, as organizações podem atingir taxas mais altas de utilização de servidores, reduzindo a energia necessária para alimentar e resfriar o hardware. As soluções de armazenamento baseadas na nuvem melhoram ainda mais a sustentabilidade, oferecendo escalabilidade sob demanda, permitindo que as empresas aumentem sua capacidade de armazenamento de forma eficiente. A infraestrutura compartilhada da nuvem também permite o agrupamento de recursos, otimizando o consumo de energia e reduzindo o desperdício, levando a um data center mais ecológico.

Economia de custos possibilitada por tecnologias avançadas: a adoção de armazenamento sustentável de dados de TI pode levar a economias substanciais de custos para as organizações. Ao otimizar a alocação de recursos e implementar soluções avançadas que ajudam a impulsionar a eficiência energética, as empresas podem reduzir os custos de hardware e manutenção. As organizações que adotam matrizes (arrays) de armazenamento de alta densidade podem maximizar a pegada física do data center e, ao mesmo tempo, reduzir as emissões de carbono e a pegada ambiental. Além disso, algoritmos alimentados por Inteligência Artificial (IA) podem analisar e otimizar processos de armazenamento de dados, garantindo operações com eficiência energética.

Conservação Ambiental: A infraestrutura tradicional de armazenamento de dados consome frequentemente grandes quantidades de energia e depende de recursos não renováveis. As soluções sustentáveis de armazenamento de dados, por outro lado, aproveitam fontes de energia renováveis, como a energia solar e eólica, reduzindo as emissões de carbono e minimizando o impacto ambiental. Além disso, a adoção de fontes de energia renováveis para alimentar os data centers reforça ainda mais o compromisso de uma organização com um futuro sustentável.

Conformidade Regulatória: governos e órgãos reguladores em todo o mundo estão impondo regulamentações ambientais mais rigorosas, incluindo aquelas relacionadas ao armazenamento de dados. Práticas de armazenamento sustentável ajudam as organizações a cumprir essas regulamentações, evitando penalidades e complicações legais. Ao adotar soluções de armazenamento de dados ecológicas, as empresas podem ficar à frente dos requisitos de conformidade e demonstrar o seu compromisso com práticas empresariais sustentáveis.

O crescimento do armazenamento sustentável de dados é uma prova do compromisso da indústria em mitigar o impacto ambiental. Da virtualização e computação em nuvem à integração de energia renovável e tecnologias emergentes como edge computing e otimização de IA, o armazenamento sustentável de dados continua a evoluir. À medida que as organizações adotam e promovem estas práticas, não só asseguram a sua viabilidade a longo prazo, mas também contribuem para um futuro mais verde, mais eficiente e sustentável. É nossa missão, enquanto indústria, fazer isso acontecer. O planeta e as gerações futuras agradecem.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!