AWS investe US$ 100 mi em centro de inovação para IA generativa

AWS, IA generativa

A Amazon Web Services (AWS) anunciou nessa sexta (23) o lançamento do Generative AI Innovation Center, programa criado clientes que queiram desenvolver e implementar soluções de inteligência artificial (IA) generativa. A empresa diz ter investido US$ 100 milhões na iniciativa, que promete conectar especialistas em IA e aprendizado de máquina (ML) da empresa a clientes de todo mundo.

Segundo a empresa, o intuito é “ajudá-los a conceber, projetar e lançar novos produtos, serviços e processos com foco em IA generativa”.

“Junto com a nossa comunidade global de parceiros, estamos trabalhando com lideranças corporativas em todos os setores para ajudá-los a maximizar o impacto da IA generativa em suas organizações, gerando valor para clientes e colaboradores”, diz em comunicado Matt Garman, vice-presidente sênior de vendas, marketing e serviços globais da AWS.

Leia também: HPE integra América Latina e Sul da Europa em uma única região

A equipe do novo centro é composta por estrategistas, cientistas de dados, engenheiros e arquitetos de soluções, e irá trabalhar com os clientes para desenvolver soluções personalizadas, diz a empresa. E dá como exemplo empresas do setor de saúde, que poderiam buscar maneiras de acelerar pesquisa e descoberta de medicamentos; empresas do setor financeiro poderiam, por exemplo, desenvolver maneiras de fornecer informações e orientações mais personalizadas aos clientes.

Como vai funcionar?

Segundo a empresa , o centro fornecerá workshops, engajamentos e treinamentos gratuitos. O trabalho será realizado junto com os especialistas em IA generativa da AWS e da Partner Network para selecionar modelos adequados, definir caminhos para lidar com desafios técnicos ou comerciais, desenvolver provas de conceito e planejar o lançamento de soluções em escala.

A equipe deverá fornecer informações sobre as melhores práticas para aplicar a IA generativa de maneira responsável e otimizar operações de aprendizado de máquina para reduzir custos. A empresa promete fornecer estratégia, ferramentas e assistência necessária para os clientes utilizarem serviços de IA generativa da própria AWS, incluindo o CodeWhisperer, de codificação alimentada por IA, e Bedrock, serviço gerenciado que cria modelos fundamentais (FMs) da AI21 Labs, Anthropic e Stability AI, entre outras.

Um dos clientes globais já anunciados e que deve se beneficiar do lançamento do centro a Lonely Planet, do setor de viagens. “O Centro de Inovação em IA Generativa da AWS, combinado com as opiniões de especialistas e o conteúdo da Lonely Planet, vai nos permitir fornecer recomendações mais personalizadas, tornando as viagens mais acessíveis em todo o mundo”, pondera em comunicado Chris Whyde, vice-presidente sênior de engenharia e ciência de dados da Lonely Planet.

Mais informações sobre o novo centro podem ser obtidas nesse site.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!