AWS e governo do Piauí anunciam centro para transformação digital

AWS, IA generativa

O governo do Piauí e a Amazon Web Services (AWS) assinaram na segunda-feira (21) um acordo para a criação de m Centro de Competência para Transformação Digital no estado. O objetivo é impulsionar a capacitação profissional em habilidades digitais com três públicos-alvo: população, servidores públicos e startups.

A estrutura opera sobre três pilares: empregabilidade, transformação digital e empreendedorismo.

“Discutimos estratégias colaborativas que vão ajudar na transformação digital no estado do Piauí no fomento ao nosso ecossistema de inovação, bem como nas nossas estratégias de governo digital”, comenta Rafael Fonteles, governador do estado, em comunicado enviado pela empresa de tencologia.

Leia também: 5 dicas para equipes de RH evoluírem mais rápido na jornada de dados e IA

A iniciativa inclui a oferta de programas de treinamento da AWS, como o AWS Academy, que fornece às instituições de ensino superior um currículo de computação em nuvem gratuito. Segundo a AWS, são mais de 350 instituições de ensino que já utilizam esses conteúdos.

Também serão oferecidas vagas no AWS re/Start, curso de desenvolvimento de competências e treinamento para pessoas em início de carreira em nuvem. Não é exigido conhecimento prévio em tecnologia e o programa é focado em desempregados, subempregados e pessoas em transição de carreira.

Para os servidores estaduais serão oferecidos três programas: o GovExecEd, para executivos seniores; o AWS DigiSeries, que apresenta conceitos de computação em nuvem; e workshops virtuais sobre inovação em nuvem, tendo como público-alvo os profissionais de TI.

Já as startups do Piauí poderão se candidatar a receber créditos para o uso da nuvem AWS, suporte e treinamento técnico gratuito para ajudar no crescimento da empresa por meio do programa AWS Activate.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!