BNDES aprova investimento de R$ 15,6 mi do Funttel para a catarinense Clemar

leis de antenas, 5G, antena, bndes

O BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) anunciou essa semana a aprovação de um financiamento de R$ 15,6 milhões à Clemar Engenharia para investimento na expansão de redes móveis 5G. Serão usados recursos do Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações (Funttel), arrecadado das operadoras e cujo é o investimento em inovação no setor.

O BNDES é uma das instituições habilitadas a operar com os recursos do Funttel.

A Clemar é uma empresa de Florianópolis (SC) que oferece soluções de engenharia. Possui unidade industrial em Palhoça (SC) e 13 filiais no Brasil. A empresa faz obras para o setor de telecomunicações, e oferece soluções de refrigeração para processos industriais, data centers e ambientes de missão crítica.

Leia ainda: IT Forum Trancoso reúne executivos da Microsoft, Positivo Tecnologia, IBM e CCR em plenárias

Segundo o banco, o dinheiro será usado pela Clemar para desenvolver soluções tecnológicas – como postes, tótens e caixas subterrâneas – para a ampliação de infraestrutura móvel de 5G no Brasil. Por meio de investimentos em pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I), a companhia pretende lançar produtos que reduzam o impacto visual e o espaço ocupado por antenas – o 5G exige maior quantidade de pontos de distribuição de sinal e é associado à poluição visual nas cidades.

Para José Luis Gordon, diretor de desenvolvimento produtivo, inovação e comércio exterior do BNDES, “a expansão da conectividade, é uma prioridade para o governo do presidente Lula, pois promove a ampliação de competências para a inovação e a geração de empregos qualificados no setor de telecomunicações”.

Segundo o banco, os investimentos em inovação da Clemar podem resultar em novas patentes ou modelos de utilidade associados a produtos para o setor de telecomunicações.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!