Busca do Google está perdendo guerra contra o spam, dizem pesquisadores

spam, google, spam buscas, spam e-mail

Motivados pela observação de que “o Google está piorando”, pesquisadores das universidades alemãs Leipzig e Bauhaus, e do Centro de Análise de Dados Escaláveis e Inteligência Artificial, descobriram que o Google enfrenta uma significativa invasão de spam de SEO de baixa qualidade. A pesquisa abrangeu 7.392 termos de revisão de produtos, analisando resultados de busca ao longo de um ano nos motores de busca Google, Bing e DuckDuckGo.

Os resultados indicaram que as páginas mais bem classificadas nos motores de busca apresentam maior otimização, maior monetização através de marketing de afiliados e qualidade de texto inferior. Os pesquisadores notaram uma batalha constante entre sites de spam e o Google, com padrões repetitivos de spam entrando e saindo dos resultados à medida que os motores de busca e engenheiros de SEO ajustam constantemente seus parâmetros.

Leia mais: IA já contribui com aumento da receita do setor de varejo, diz Nvidia

Apesar dos esforços dos motores de busca em ajustar algoritmos e remover conteúdo de spam, o efeito é temporário, e a pesquisa aponta para uma perda na “batalha do gato e rato” contra o spam de SEO. Preocupações futuras incluem o uso extensivo de marketing de afiliados e a ameaça iminente de spam gerado por inteligência artificial.

O estudo também revelou que Google, Bing e DuckDuckGo enfrentam desafios semelhantes, com o Google mostrando um desempenho geral melhor em muitos aspectos. No entanto, a dificuldade crescente em distinguir conteúdo benigno de spam levanta preocupações sobre a utilidade futura dos motores de busca, especialmente com a ameaça iminente do spam gerado por IA.

“A linha entre conteúdo benigno e spam na forma de conteúdo e fazendas de links se torna cada vez mais turva – uma situação que certamente piorará com a IA generativa. Concluímos que o spam adversário dinâmico na forma de conteúdo comercial de baixa qualidade, produzido em massa, merece mais atenção”, dizem os pesquisadores.

*Com informações do 404 Media

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!