EXCLUSIVO: Busca por tecnologia SaaS cresce 19,1% no Brasil

Entre as categorias prioritárias para a jornada de compra de serviços e tecnologia pelas empresas brasileiras, tecnologia SaaS e gestão financeira são as que mais cresceram: 19,1% e 18%, respectivamente, de acordo com uma pesquisa do Google.

“Esse estudo foi rodado com 1.500 empresas e tivemos diferentes perfis: empresas de até 100 funcionários, de 100 a 1.000 e acima de 1.000 funcionários. Inclusive vimos algumas nuances do estudo se diferenciando de acordo com os perfis. Nos serviços B2B, o preço é preponderante para as pequenas empresas, enquanto para as médias é a integração de sistemas e a marca do fornecedor o mais importante para as grandes”, explica Fernanda Doria, diretora de negócios de médias empresas no Google Brasil, em entrevista exclusiva para o IT Forum.

O estudo também revelou que há grandes oportunidades para fornecedores de serviços digitais: 47,3% dos empresários destinam mais de 20% dos investimentos mensais da sua empresa em contratações B2B – um crescimento de 12,3% em relação a 2021; 67% das empresas de até 100 funcionários contratam seus fornecedores mensalmente, e insatisfação com o serviço e a descoberta de um problema são os fatores mais decisivos para revisão dos parceiros.

De acordo com Fernanda, as PMEs estão em um processo de digitalização. A pandemia impactou o ponto de vista do consumidor e das empresas e o mercado ainda está vendo esses efeitos. “As companhias passaram a ver uma necessidade de buscar mais eficiência em sua forma de operar, além de uma sintonia maior com o consumidor. Vemos maior interesse na busca por sistemas de marketing e vendas, plataformas de e-commerce. São empresas que se deram conta que talvez sua loja física não seja mais o suficiente.”

Leia mais: Empresas de SaaS na América Latina levantaram mais de US$ 2 bi em 2021

Com todo esse contexto, há uma importância das empresas se posicionarem para serem lembradas. “O digital é preponderante. É importante a presença nos meios digitais. O Google e o YouTube estão com destaque como principais formas de busca. E esse é um consumidor que busca informação antes de contratar. Ele é bem-informado”, alerta Fernanda.

62% dos compradores B2B afirmam que uma pesquisa na internet foi um dos três primeiros recursos que eles usam para aprender sobre uma solução. E, nesta jornada de pesquisa sobre serviços e tecnologia, YouTube e Google são as principais fontes de informação para a maioria (47%) dos tomadores de decisão.

Além disso, Fernanda comenta que a busca por marcas específicas de empresas B2B aumentou. Ou seja, cada vez mais existe uma consolidação das marcas que prestam serviços – demonstrando maturidade do negócio B2B no Brasil.

“O aumento de buscas por marcas saiu de 35% para 51%. É um aumento significativo que mostra as marcas B2B estão investindo em seu posicionamento no mercado e isso dá relevância para os decisores”, frisa Fernanda.

A especialista também deu uma dica para as companhias que desejam se posicionar melhor digitalmente. “Estar presente onde esses decisores estão: é preciso ter presença digital para quando o decisor está buscando na internet – seja a busca genérica ou por marca. Mas, além disso, estar presente não só quando esse decisor busca ativamente, mas ao longo do processo. Em que momento os decisores vão buscar pelo serviço? Quando o contrato está por vencer ou quando ele está insatisfeito. É importante ter um trabalho de consideração de marca, de conhecimento de marca que transcende o momento da contratação.”

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!