Capgemini reforça oferta de sustentabilidade no Brasil com a Microsoft

A Capgemini Brasil, em parceria com a Microsoft, anunciou recentemente o lançamento de uma solução com foco em sustentabilidade. A Jornada interativa de soluções de Sustentabilidade conta com uma demo interativa e ficará exposta até junho de 2023, no Microsoft Technology Center (MTC), em São Paulo, para experimentação de empresas convidadas pela Capgemini e Microsoft.

Segundo Juliana Almeida, vice-presidente de iniciativas estratégicas e parcerias na Capgemini Brasil, o projeto é um piloto lançado primeiramente no Brasil. O Microsoft Technology Center entra como um espaço idealizado para apresentação e experimentação de inovações desse e de outros projetos de clientes.

“Nesse espaço será possível entender, na prática, soluções capazes de apoiar toda a jornada rumo ao Net Zero considerando a pegada de carbono de toda a cadeia de suprimentos, desde a concepção dos produtos até o descarte final ou reuso, sempre com o acompanhamento de indicadores”, explica Juliana.

Leia também: Brasil lidera uso de tecnologias de automação de processos

Na prática, a oferta promete soluções que visam operações mais sustentáveis por meio de plataformas de dados que suportam a simulação de ajustes na cadeia produtiva, abordagens de computação de borda e nuvem para a redução das emissões dos data centers, além de otimização de custos do parque tecnológico para obter ganhos de produtividade. Também experimentar programas de acompanhamento e medição do impacto de ações sociais e conformidade de produtos e fornecedores.

Segundo a Capgemini, é possível visualizar todos os dados e ações de forma conectada com a estratégia ESG das empresas, levando em conta fatores como rentabilidade, retorno de investimento e longevidade dos negócios.

O espaço também estará disponível para reuniões estratégicas, imersões e workshops de produtos verdes.

“Chegamos em um ponto de virada em que todas as organizações terão de fazer a sua parte na jornada rumo à sustentabilidade. Queremos ajudar executivos C-level, cada um na sua expertise, a construir metas atingíveis, sempre com visão colaborativa”, conclui Juliana.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!