Churrasco de ouro, ‘dança do pombo’ e escudo dos brasileiros: Ronaldo Fenômeno vira atração no Catar

Herói no pentacampeonato em 2002, Ronaldo está sob os holofotes em mais uma Copa do Mundo. Desta vez, o Fenômeno está longe de calçar as chuteiras e decidir partidas para a seleção brasileira dentro de campo, como fez na Coreia do Sul e no Japão. Já aposentado, o ex-atacante está agitando nos bastidores, seja por motivos polêmicos ou por estar em sintonia com os jogadores brasileiros. Após testar positivo para Covid-19, ficar cinco dias em isolamento e até perder a estreia da Amarelinha, o ídolo nacional não saiu mais do noticiário. Além de acompanhar as partidas do Brasil “in loco”, quase sempre ao lado de ex-companheiros, Ronaldo também está constantemente em contato com o grupo treinado por Tite. O três vezes melhor do mundo da Fifa, inclusive, chegou a ser criticado por alguns comentaristas por levar atletas da seleção, como Vinicius Júnior e Éder Militão, a um restaurante famoso da região. O motivo? O estabelecimento servia carne folheada a ouro e esbanjava todo o luxo do país do Oriente Médio. Depois da repercussão do caso, ele se defendeu. “Se comeu a carne folheada a ouro, problema do cara. É uma puta experiência gastronômica também, e você está em um lugar que provavelmente não vai voltar. Não tem nada de errado. Inclusive, se você for com um pouquinho de bom senso, pode ser inspirador para outras pessoas. Tem coisas que é melhor a gente ignorar completamente, mas você vê uma continuidade do discurso do ódio tão grande… Mas é uma inveja, uma covardia, é desproporcional”, disse, durante o podcast “Podpah”.

Ronaldo, por outro lado, também saiu em defesa de alguns jogadores da seleção brasileira. Logo na primeira semana da Copa do Catar, o Fenômeno publicou uma carta em apoio a Neymar, que sofreu uma lesão na estreia diante da Sérvia. “Estou certo de que a maioria dos brasileiros, como eu, te admira e te ama. Seu talento, aliás, te levou tão longe, tão alto, que tem amor e admiração por você em cada canto do mundo. E é também por isso, por ter chegado aonde chegou, pelo sucesso que alcançou, que tem que lidar com tanta inveja e maldade”, disse o ex-jogador. “Num nível de comemorarem a lesão de uma estrela como você, com uma história como a sua. A que ponto chegamos? Que mundo é esse? Que mensagem estamos passando para os nossos jovens? Vai sempre existir gente torcendo contra, mas é triste ver a sociedade num caminho de banalização da intolerância, de normalização dos discursos de ódio. É na contramão dessa violência verbal com poder destrutivo que te escrevo hoje: volte mais forte! Mais esperto! Com mais fome de gol”, acrescentou.

Recentemente, Ronaldo também escreveu para mandar forças a Gabriel Jesus, atacante bastante criticado pelos torcedores e que foi cortado após sofrer uma contusão no joelho. “Que a sua autoimagem não se baseie no que os outros falam. Que você nunca esqueça da onde veio porque aquele menino que tinha o sonho de ser jogador não trilhou um caminho fácil, cheio de oportunidades e privilégios. Aquele menino fez o improvável, o “impossível”, o extraordinário. Ele saiu do Jardim Peri para conquistar o mundo. Ganhou vários títulos, foi artilheiro, campeão da Copa América (decisivo na primeira conquista da era Tite), campeão olímpico (fundamental no ouro inédito do Brasil) – tudo isso muito novo. É o brasileiro com maior média de gols na história da Premier League. Enquanto muitos insistem em comparar trajetórias para desqualificar um atleta, to aqui hoje pra te lembrar que sua história é única. Você chegou à Seleção com muito mérito e espero que ainda brilhe muito com o seu futebol. Que supere o que precisar ser superado, que enfrente o que precisar ser enfrentado, que siga acreditando nos seus sonhos porque foram eles que te trouxeram até aqui”, comentou.

Além de ser uma espécie de escudo dos jogadores da Canarinho, o “Fenômeno” também mostra estar em sintonia com o grupo. Após a partida diante da Coreia do Sul, pelas oitavas de final, o ex-atacante entrevistou Richarlison e fez a já tradicional “dança do pombo” com o jogador do Tottenham. Antes disso, Ronaldo também já havia conversado e orientado Rodrygo, o atleta mais jovem entre os 26 convocados por Tite. A expectativa, desta forma, é que o ex-craque continue auxiliando os jogadores até o fim da campanha do Brasil no Mundial 2022.