Claro já produz 200 MW de energia de fontes renováveis

Claro foi uma das vencedoras do Prêmio Eco da Amcham 2023
Um dos vencedores do Prêmio Eco AMCHAM 2023, que há 40 anos reconhece projetos referência em ESG, o programa Energia da Claro foi atingiu a marca de 200 MW de produção de energia proveniente de 85 usinas próprias de fontes renováveis espalhadas por 13 estados brasileiros.

Atualmente, a frente de geração distribuída abastece mais de 25 mil unidades consumidoras da Claro, o que corresponde a 70% de todo seu consumo em baixa tensão, e conta com a maior usina de Geração Distribuída (GD), em capacidade instalada de potência, em operação no Brasil. Movida a biogás, a planta tem autorização para gerar até 4,65 megawatts médios (MWm) de energia, que conseguem abastecer 2.991 unidades da Claro, entre torres de telefonia, data centers e outras estruturas operacionais.

A operadora ainda investe no mercado livre de energia e tem contratos de longo prazo para aquisição de energia renovável para atender 100% de seu consumo em média tensão, o que faz com que seus data centers, prédios administrativos e operações de grande porte utilizem somente energia limpa.

Contemplando a produção em geração distribuída e os contratos firmados no mercado livre, o Energia da Claro deve gerar mais de 1 GWh/ano provenientes de fontes renováveis em 2023, o que equivale a 80% da energia consumida em todas as operações e instalações da empresa no Brasil.

Desde o início do programa, em 2017, a operação já evitou a emissão de mais de 500 mil toneladas de CO2e na atmosfera, resultado que coloca a operadora à frente das metas de redução de emissões estipuladas pela Science Based Target (SBTi) em estudo feito para a companhia globalmente e que determinou os objetivos que deveriam ser perseguidas por todas as operações do grupo, nos 25 países em que atua.

A escolha dos jurados do Prêmio da Amcham se deu na categoria que avalia sustentabilidade em processos. Esta é a segunda vez que a operadora se destaca entre os participantes da premiação, promovida anualmente pela Câmara de Comércio Americana. Em 2021, a Claro foi reconhecida pelo conjunto de ações promovidas para apoiar a população brasileira durante a pandemia.

O post Claro já produz 200 MW de energia de fontes renováveis apareceu primeiro em TeleSíntese.