Confira: tudo o que aconteceu no IT Forum Salvador 2023

Dante Freitas e Renan Hannouche, da Singularity University

Terminou no domingo (17/9) a primeira edição do IT Forum Salvador. O evento teve como tema Liderança no Caos e priorizou a necessidade dos líderes de entenderem um cenário onde tudo muda muito rapidamente. Os convidados também tiveram três dias de conteúdos sobre assuntos que estão em alta, como Inteligência Artificial e low-code.

Na abertura, Adelson de Sousa, fundador da IT Mídia, afirmou que a ida do IT Forum para Salvador é simbólica. A cidade, ele pontuou, é um retrato da desigualdade do Brasil, e combina inúmeras riquezas que não chegam a toda a população. “Vir para Salvador é ter a esperança de como o futuro pode ser mais igual. Olhar para o futuro e pensar: ‘com um povo tão criativo, porque o Salvador não tem um polo e tecnologia?’”, refletiu. “O IT Forum tem a obrigação de sair da zona de conforto e vir para cá. Estamos aqui com um propósito. Aqui temos muito o que fazer.”

O prefeito da cidade de Salvador, Bruno Reis, também esteve presente na plenária. Na sua visão, a maior transformação social que qualquer governo pode fazer é gerar “crescimento econômico, emprego e renda”. A tecnologia é um caminho para isso.

IT Forum Salvador: ancestralidade é o caminho para transformar a sociedade pela tecnologia 

No segundo dia, o clima esquentou com a presença dos empreendedores, professores da Singularity University Brasil, fundadores da Gzero e cofundadores da Loomi e Acaso, Renan Hannouche e Dante Freitas, que também estiveram presentes no IT Forum Trancoso.

Hannouche acenou com dados de estudos de abril de 2023 que mostram que 60% dos colaboradores das empresas estão desengajados e 19% estão totalmente infelizes. “Ou seja, tem muita gente não querendo estar onde está”, disse. O que dá para entender, ele prossegue, porque resultados esperados não estão sendo alcançados. E mais: “O caos está inserido na ordem artificial”.

Freitas coloca mais lenha nessa fogueira: “É preciso resolver o caos interno de cada um. Afinal, como construir algo diante do desconhecido? E na disputa em arenas de mercados com concorrência acirrada, a real é que ‘Não tem para todo mundo. É matar ou morrer’”.

Todas as mudanças são anunciadas pelo caos

No fim do dia, o futuro da automação foi discutido por executivos na plenária. O “propósito” e uma abordagem mais “humana” passam a ser elementos essenciais do futuro da automação, avaliaram os participantes do painel ‘Futuro inteligente vai muito além da automação’, que ocorreu nesta semana, durante o IT Forum Salvador. “Quando a gente fala em automação na nossa indústria, a gente fala de propósito e de colocar as pessoas no centro”, destacou Vânia Neves, diretora de Tecnologia Global de Soluções de Negócios da Vale.

Para Cesar Costa, superintendente executivo responsável pela arquitetura corporativa de TI do Bradesco, se somam a essas coisas outro passo essencial para esse movimento: a criação de “espaços de experimentação” com essas novas tecnologias. Sem esse espaço que permita tentativas, acertos e erros, assim como a familiarização dos colaboradores com as tecnologias de automação, uma estratégia com a tecnologia pode não ir para frente.

Ignacio Lucero, vice-presidente da Seal Telecom/Convergint para a América Latina, ecoou o ponto. Para ele, o incentivo à capacitação dos colaboradores em habilidades ligadas à automação é não só importante para o avanço da tendência, mas pode também ser um diferencial competitivo para as empresas.

Futuro da automação inteligente deve passar pela ‘humanização’

Na sexta-feira, foi o momento de as mulheres brilharem em uma plenária. Por trás de toda a discussão sobre a presença feminina no mercado de tecnologia, uma máxima ficou clara: uma rede de suporte é essencial para impulsionar essas profissionais no mercado. Seja essa rede composta por outras mulheres que já atingiram posições de liderança, ou mesmo homens – que ainda são maioria do mercado e aliados importantes para a promoção de mulheres no segmento –, a ideia do “uma puxa a outra” é fundamental.

Uma das iniciativas que buscam implementar essa ideia é o MCIO Brasil, grupo de mulheres CIOs fundado por Ione Coco, primeira mulher CIO do Brasil, que hoje conta com mais de 275 executivas envolvidas. Sem fins lucrativos, o grupo tem o objetivo promover a inclusão e ascensão de mulheres no mercado de tecnologia, e é um dos grandes exemplos de “uma puxa a outra” do mercado nacional de TI.

Rede de suporte é essencial para impulsionar mulheres na TI

Salas paralelas

Duas salas paralelas, além de workshops e masterclass, também marcaram IT Forum Salvador. Confira as reportagens especiais dos temas abordados durante o evento:

Por que a estratégia de dados não deu certo?

Tecnologia é aliada para evolução do ESG

IT Forum Salvador: 7 apostas que vão moldar o futuro dos negócios, segundo a IBM

IA generativa: entre o medo presente e a esperança para o futuro

IT Forum Salvador: low-code promove ‘revolução silenciosa’ nas empresas

Binóculo preditivo acelera desenvolvimento de IA e gera menos bugs

Projetos fracassados: aprendizado e virada de chave?

IA generativa é instrumento para alavancar negócios

O desafio de equilibrar avanço tecnológico e ética

Tecnologia deve criar experiências humanizadas e confortáveis para clientes

Prêmio Executivo de TI 2023

O IT Forum Salvador também foi palco da premiação Executivo de TI 2023.

São 18 CEOs da indústria brasileira de tecnologia da informação selecionados como finalistas nessa edição do Executivo de TI. Essa foi a primeira vez que o formato de votação popular foi adotado, mas apenas para as categorias em que concorrem executivos da indústria. Primeiro, houve um “Editor’s Choice”, no qual foram selecionados os melhores projetos pela equipe de editores e diretores da IT Mídia. Na segunda fase, o público geral elegeu os vencedores!

Conheça os CEOs vencedores do prêmio Executivo de TI 2023!

Além disso, O prêmio trouxe 60 executivos finalistas em 20 diferentes categorias. No total, foram 298 projetos de CIOs e executivos de tecnologia inscritos. Todos foram avaliados por uma banca de jurados formada por executivos e jornalistas da IT Mídia, além ex-CIOs, professores e consultores, e da empresa parceira da IT Mídia na entrega do prêmio. Todos os envolvidos no julgamento tem experiência e conhecimento do mercado de TICs.

Conheça os CIOs vencedores do prêmio Executivo de TI 2023!

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!